O retorno de grandes eventos tem sido um bálsamo para o turismo da capital paulista nos últimos meses. Em março, o setor teve alta de 12,5% frente a fevereiro, impulsionado pelo festival Lollapalooza. Segundo dados da FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo), a mesma tendência foi observada em abril, desta vez catalisada por feriados e desfiles das escolas de samba.

De acordo com o IMAT (Índice Mensal de Atividade do Turismo), no quarto mês do ano o turismo cresceu 4,2% em relação a março e 123% na comparação anual. Vale lembrar que no mesmo período em 2021 a cidade começava a sair da segunda onda de contágios por Covid-19 — o que reduziu significativamente as atividades do setor.

O indicador é calculado pelo Conselho de Turismo da FecomercioSP, em parceria com a SPTuris. Em abril, as variáveis que mais contribuíram para o resultado foram o faturamento das empresas e a ocupação hoteleira, com altas anuais de 351% e 243%, respectivamente.

A entidade estima que o faturamento das empresas de turismo e eventos para o quarto mês alcance R$ 821 milhões — apontando crescimento mensal de 15,4%. Já a taxa de ocupação hoteleira – que, em abril do ano passado, estava em 19,2% – subiu para 65,9% em 2022.

Nos aeroportos, a circulação de passageiros cresceu 191%, em relação ao mesmo período do ano passado. Na comparação com março, o crescimento foi de 0,4%. Em termos absolutos, 3,9 milhões de passageiros circularam pelos terminais. Já nas rodoviárias, houve circulação de 1,1 milhão de pessoas – aumento de 166% na comparação anual. Apesar da melhora, os números ainda seguem abaixo do observado antes da pandemia (-37% e -36%, respectivamente).

FecomercioSP - turismo em abril

Empregos em alta

O emprego nas atividades ligadas ao turismo cresceu 10%, em relação ao mesmo período de 2021. A Federação estima um estoque de empregados, em atividades exclusivas do setor, em 418 mil, para o mês de abril. O resultado, no entanto, poderia ser melhor. Atualmente, a falta de mão de obra qualificada e a redução do interesse (já que o turismo foi o mais afetado durante a pandemia) têm dificultado o preenchimento de vagas.

Além dos feriados e dos festejos de carnaval, a volta à normalidade e a consequente retomada dos eventos também contribuíram para maior movimentação em toda a cadeia do setor.

Mariana Aldrigui, presidente do Conselho de Turismo da FecomercioSP, pondera que, apesar do bom resultado no mês, o crescimento pode desacelerar nos próximos meses, já que as perspectivas econômicas não favorecem as atividades turísticas no terceiro trimestre.

(*) Crédito da foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

(**) Crédito do infográfico: Divulgação/FecomercioSP