Entre os dias 22 e 29 de junho, a Fecomércio RJ (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro) realizou um levantamento para entender o comportamento de consumo dos fluminenses. De acordo com a pesquisa, 79,93% dos moradores do estado têm o hábito de viajar.

Viagens para fora do estado ainda são a preferência entre os turistas do estado do Rio de Janeiro (47,6%), enquanto 40,4% dão prioridade para o turismo interno. Já outros 12% preferem destinos internacionais.

Paulo Michel, presidente da ABIH-RJ (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro) ressalta que o índice de viajantes que valorizam os atrativos do próprio estado é uma tendência crescente.

“Apesar das adversidades, a pandemia ensinou os fluminenses a valorizarem os atrativos do Rio de Janeiro, descobrirem destinos vizinhos, priorizarem viagens rodoviárias e em família, experienciarem os destinos com maior permanência. Isso foi determinante para os hotéis do interior do estado, que foram os primeiros a se recuperar do cenário pandêmico”, comenta.

Férias em alta

O mês de julho deve gerar bons resultados para a hotelaria do estado. Uma projeção divulgada pela HotéisRIO aponta que, apenas na capital, a ocupação chegará a 70%. Destinos de inverno como Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Miguel Pereira e Penedo registraram ocupação igual ou superior a 80% nesta temporada, de acordo com dados da ABIH-RJ.

Para o período, o Le Canton Resort, em Teresópolis, já registra 82% de ocupação. O empreendimento vem promovendo melhorias em sua infraestrutura, como a recente inauguração de uma piscina e a expansão do bar Léman.

Na capital, o Lsh By Own Lifestyle Hotel aposta no público da própria cidade, com eventos, ofertas de day use e reservas atrativas para cariocas — que representam cerca de 40% do total de hóspedes.

Já o Portobello Resort & Safári, localizado na Costa Verde, tem mais de 70% de suas reservas geradas por fluminenses, sendo a grande maioria cariocas. No Porto Imperial, em Paraty, os cariocas vem logo depois dos paulistanos, representando cerca de 30% da composição da demanda.

Hotéis sustentáveis em foco

O levantamento da Fecomércio RJ revela que 71,9% dos viajantes consideram os hotéis sustentáveis parte essencial da viagem. Essa fatia de hóspedes leva em consideração os impactos sociais, ambientais e econômicos antes de finalizar uma reserva.

A sondagem mostra ainda que 67,4% se preocupam com consumo de produtos típicos, vindo de fornecedores locais, quando escolhem o destino da viagem. A grande maioria dos entrevistados, 73,4%, costuma procurar lugares com mais contato com a natureza. 15,8% procuram locais que possibilitam conciliar lazer e trabalho.

A Associação de Hotéis Roteiros de Charme comemora este índice. Criada sob inspiração da Conferência Rio-92, a Associação foi pioneira em adotar seu Código de Ética e Conduta Ambiental a fim de orientar as atividades de seus associados no rumo da sustentabilidade.

“A pandemia que nos afligiu neste início de década eleva em muitos graus o sentido de urgência por ações capazes de frear efetivamente o agravamento das crises da biodiversidade, climática e agora sanitária, todas interconectadas. A pandemia aumentou a consciência ambiental de consumidores e turistas. Os consumidores mais conscientes passam a buscar oferta de empresas e produtos turísticos que já tragam a conexão com a sustentabilidade inseridas em seus portfolios”, comenta Luiz Penna, diretor de Meio Ambiente da Roteiros de Charme.

(*) Crédito da foto: Unsplash