Fechado há 15 anos, Grande Hotel Uberaba confirma data de reabertura
1 de agosto de 2024Com as atividades encerradas desde 2009, o Grande Hotel Uberaba será revitalizado e reaberto no começo de 2025. A reforma do prédio, localizado no Centro Histórico da cidade mineira, que vem recebendo diversos investimentos na estrutura hoteleira, também contempla o tradicional Cine Metrópole, que voltará à ativa como um centro de eventos, aponta o G1.
O imóvel, primeiro construído no Triângulo Mineiro, foi adquirido pela Rede Havana de Hotéis, que prevê fazer um investimento de R$ 45 milhões. Inaugurado em 1941, o Grande Hotel Uberaba foi considerado um marco na região, recebendo personalidades como o ex-presidente Juscelino Kubitschek e o cantor Roberto Carlos. Em 1962, a segunda torre foi erguida, com o objetivo de reforçar a importância do ativo na cidade.
De acordo com Celso Barbosa de Oliveira, diretor da rede, a decisão de investir no imóvel veio após um estudo sobre a demanda de hotéis na região. A previsão é de que a primeira fase das obras de revitalização dure seis meses. A etapa incluirá a reforma da estrutura interna e da fachada, além da ampliação do número de apartamentos, passando dos atuais 144 para 180. O Cine Metrópole entrará na segunda fase do projeto.
Este processo inicial gerará 40 empregos diretos e, quando o Grande Hotel Uberaba for reaberto, a expectativa é de contratar 60 funcionários. “Estamos muito felizes de embarcar neste projeto e realizar o sonho de todo uberabense, que é reativar o Grande Hotel. É um ganho cultural muito grande para a cidade, pois o prédio tem uma história bonita”, diz Oliveira.
O projeto
Segundo Maike Mariano, diretor Comercial da Havana, uma equipe de engenheiros e arquitetos está à frente do projeto, que deve ter as obras iniciadas na próxima semana. “Como estamos falando de um prédio histórico, com 83 anos, é difícil falar em manter todos os detalhes antigos. Mas nosso maior interesse é conservar a estrutura. Pretendemos preservar essa pegada histórica, que o hotel já tem, mas com um toque moderno”, explica.
A prefeitura de Uberaba ofereceu incentivos fiscais aos investidores, como a isenção do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano). O Protocolo de Incentivo foi assinado no começo da semana. Rui Ramos, titular da Sedec (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), diz que a venda do imóvel gera estímulo ao projeto de revitalização do centro da cidade.
“Eu espero que incentive outros empresários para que também voltem seus olhares e investimentos para a região central de Uberaba, que tem imóveis históricos muito bonitos, e áreas para serem revitalizadas”, ressalta.
(*) Crédito da foto: Reprodução/Estado de Minas