Entre tantas restrições que a pandemia trouxe, uma das mais sentidas pela população é a falta das viagens. Em fevereiro, um estudo realizado pelo IHG (InterContinental Hotels Group) apontava que uma a cada cinco pessoas planejava compensar a redução da atividade em 2020 este ano. Reforçando a tendência, o Observatório Febraban Ipespe revela que 19% dos brasileiros pretendem viajar após serem imunizados.

O estudo foi realizado com três mil pessoas entre os dias 1 e 7 de março para entender as perspectivas da população pós-pandemia. O maior índice desse desejo foi na região Centro-Oeste, com 25%. Já os sulistas aparecem em segundo lugar, com 22%. Os respondentes do Nordeste e Sudeste empataram em 18%. Por último, com 16%, estão os entrevistados da região Norte.

Ao que tudo indica, o avanço da imunização no Brasil trará uma grande recuperação para o setor de turismo. “Submetidas a severas restrições no tráfego internacional ou até mesmo dentro das fronteiras de muitos países a busca de viagens deve irromper com força assim que se conseguir superar ou administrar a pandemia . Conforme o Observatório Febraban nos mostra , após o “reencontro com os familiares” esse é o sonho represado dos brasileiros de todas as idades. E lembremos que num país continental como o nosso , com tanta migração interna, esse reencontro muitas vezes também significará viajar”, afirma Antônio Lavareda, presidente do Conselho Científico do Ipespe.

Febraban: retomada

Apesar do desejo dos brasileiros por retomar as viagens, até novembro, apenas 12% da população voltou a viajar após a flexibilização das medidas, segundo dados do Ibope. O levantamento também aponta que 55% das pessoas pararam de fomentar o setor durante a pandemia.

(*) Crédito da foto: Unsplash