fbha-mp-963 - prorrogaçãoRepresentantes de entidades em reunião com o deputado Vermelho

Em maio, passou por votação a MP 963, que definiu direcionamento de R$ 5 bilhões para empresas do turismo. A medida favoreceu o micro e pequenas empresas, fazendo com que em sete meses, 97% dos contratos do Fungetur (Fundo Geral do Turismo) fossem direcionado a esse nicho. O aporte volta a ser tema de debate e com isso, a FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação) defende que a proposta seja votada ainda nesta semana para dar suporte ao setor.

A medida foi publicada, originalmente, no dia 8 de maio e perderia a sua eficácia na próxima segunda-feira (7). Devido ao feriado, o segmento pede o suporte para dar sequência à proposta. A MP já tramitava em caráter de urgência após o seu prazo prorrogado e, agora, busca a aprovação antes do seu vencimento. Para auxiliar o setor, a FBHA recorreu para dar andamento ao assunto.

"O Fundo Geral do Turismo é imprescindível para manter as nossas empresas vivas e, além disso, para acelerar a retomada do nosso setor. Com essa atenção especial, conseguiremos contribuir com a recuperação das atividades no nosso país e, além disso, voltaremos a movimentar a renda e os empregos de milhões de brasileiros", diz Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

FBHA: ações

O segmento busca a votação da proposta o quanto antes para que haja o direcionamento de R$ 5 bilhões em crédito extraordinário para o MTur (Ministério do Turismo), por meio de recursos sob supervisão do Fungetur.

No dia de ontem (1), a entidade realizou uma reunião com o deputado Vermelho (PSD-PR), relator da MP, para garantir o Fungetur no valor proposto. “Estamos esperançosos com a possibilidade de a votação ocorrer ainda hoje. Esperamos que conquistemos mais essa vitória para o Turismo brasileiro. O momento não é fácil, mas lutaremos para minimizar esses efeitos negativos provocados pela pandemia de todas as formas possíveis. Por isso, pedimos o suporte dos deputados para aprovar essa proposta o quanto antes”, afirma Sampaio.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/FBHA