Datas comemorativas costumam simbolizar lucro para o comércio e altos índices de reservas nos hotéis. O Dia dos Namorados, considerado uma das celebrações mais importantes para o varejo e setor de serviços, deve gerar bons resultados este ano. De acordo com o levantamento realizado pela FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), 55% da hotelaria nacional espera ocupações entre 50% e 90%, dependendo da região.

O setor de alimentação também é um dos grandes beneficiados pela data. Segundo a entidade, apenas 18% preveem uma baixa movimentação, enquanto 82% acreditam que haverá uma procura igual ou superior ao registrado em outras comemorações do calendário.

“Segundo o levantamento que fizemos internamente com os nossos associados, por todo o Brasil, 64% dos hotéis indicam manutenção ou acréscimo em seu faturamento, no Dia dos Namorados. Para restaurantes e bares, vemos que 56% esperam por um aumento de renda para o período, indo contra 36% dos empresários que avaliam que não haverá adição de caixa”, comenta Alexandre Sampaio, presidente da FBHA.

FBHA: expectativas para 2021

As expectativas gerais do setor também são positivas. O segmento de Hospedagem e Alimentação acredita que, ainda neste ano, haverá um crescimento de até 50% para o trade e 41% têm a expectativa de estabilidade em 2021. Em contrapartida, apenas 9% enxergam uma retração nas vendas.

“Com relação à economia do país, a opinião dos nossos empresários se mantem positiva. Setenta e sete por cento do setor prevê estabilidade ou crescimento para os próximos meses. Mas não podemos deixar de levar em consideração que 23% dos empreendedores de nossa base – que responderam à pesquisa – veem um final de ano mais complicado, com retração econômica”, informa Sampaio.

A pesquisa, realizada pela FBHA, foi apurada ao longo do mês de maio, com o suporte dos sindicatos filiados à entidade, presentes em todo território brasileiro.

(*) Crédito da foto: Divulgação/FBHA