Implementada pelo governo de São Paulo em abril, a Fase de Transição do Plano SP foi prorrogada até o dia 15 de julho. O anúncio foi feito hoje (23) pelo governador João Doria durante coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes. A medida vale para todo o estado e tem o amparo do Centro de Contingência da pandemia e baseada na evolução dos casos de coronavírus.

A prorrogação acontece em um momento de piora no número de infectados e mortos por Covid-19, apesar da redução no índice de internações. “Devido aos índices ainda elevados de casos, internações e óbitos da pandemia em São Paulo, o governo do estado vai seguir mais uma vez a recomendação do Centro de Contingência da Covid-19 e prorrogará a fase de transição do Plano SP até o dia 15 de julho”, pontuou Doria.

A última atualização do Plano SP previa a manutenção da Fase de Transição até o dia 30 de junho. Com a extensão, as normas passam a valer até a primeira quinzena do mês que vem. As medidas de flexibilização permanecem sem alterações: os estabelecimentos podem funcionar das 6h às 21h, com no máximo 40% de ocupação e toque de recolher entre 21h e 5h em todo o estado.

Fase de Transição: o que funciona

O mesmo expediente deve ser seguido por serviços como restaurantes e similares, salões de beleza, barbearias, academias, clubes e espaços culturais como cinemas, teatros e museus. Todos devem obedecer aos protocolos setoriais de segurança sanitária, previstos no Plano SP.

Permanecem liberadas as celebrações individuais e coletivas em igrejas, templos e espaços religiosos.

(*) Crédito da foto: Governo do Estado de São Paulo