Fairmont Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro ganhou um presente em 2019. Além de obter uma representatividade maior da sua hotelaria, os cidadãos cariocas também foram agraciados por um lugar especial. Um lugar onde todos fazem questão de estar. Sim, a Accor deu para a Cidade Maravilhosa um novo hotel com uma marca que estreou na América do Sul. O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana abriu as portas em agosto, trazendo uma nova vibe ao destino. A inauguração oficial aconteceu no mês passado e contou com a presença do governador Wilson José Witzel, de Patrick Mendes, presidente da Accor para a América do Sul, e Didier Bosc, CEO da Accor Invest, proprietária do empreendimento, além de centenas de convidados.

Mesmo que a embalagem por fora pareça a mesma, pois o empreendimento está no edifício que já abrigou outra marca da rede francesa, o Fairmont Rio é um hotel novo em folha. O prédio, um dos mais icônicos da região, tem sua fachada tombada pelo patrimônio histórico devido a sua proximidade com o Forte de Copacabana. Por dentro, tudo foi reformado, do hall de entrada ao restaurante, das habitações aos salões de eventos e foyer.

A recepção subiu para o sexto pavimento, passando a ser o coração do hotel. No centro de tudo o lobby, na frente a piscina redonda circundada pelo restaurante Marine Restô e o Bar Spirit Copa. Varandas em todo o lugar. A vista, sensacional. O atendimento, fervoroso. A gastronomia, esplendorosa. O que mais é preciso um hotel ter?

Fairmont Rio de Janeiro: Copacabana não é mais a mesma

O projeto de renovação foi entregue à arquiteta Patricia Anastassiadis, cujo portfólio inclui alguns dos melhores hotéis do país. O estudo não poderia ser tão perfeito. Resgatando a época de ouro do Rio de Janeiro, o projeto de Patricia é uma pintura. A paleta de cores utilizada deixou o Fairmont Rio leve. As suítes conversam com as áreas sociais e a alegria é constante. Não há tempo ruim no hotel. Faça chuva ou sol, a atmosfera faz não querermos sair do hotel. Copacabana não é mais a mesma. Está muito melhor.

Sob o comando de Netto Moreira, executivo que acompanhou todo o processo de reforma, e ao mesmo tempo gerenciou o Sofitel Ipanema, programado para reabrir em 2021. "Foi uma transição creio jamais vista por aqui. Abrimos o Fairmont e transferimos todos os hóspedes do Sofitel Ipanema para cá com transfers privativos, tapete vermelho e champagne na chegada. Estamos muito felizes com o produto final e já conquistamos o mercado principal, os próprios cariocas", comemora o executivo.

Com 375 habitações, sendo 68 delas suítes, o Fairmont Rio de Janeiro Copacabana tem uma localização esmerada, bem próximo a Praia de Ipanema. O fato de estar na ponta da orla da praia, consegue oferecer uma vista exclusiva. Restaurante, bar e café, loja, spa de marca própria, duas piscinas e o serviço Fairmont Gold completam a infraestrutura deste hotel, que chega para dar uma vida nova à hospitalidade do destino. 

Confira abaixo a galeria das áreas sociais e o restante desse In Loco Especial, o qual adoramos fazer.

Fairmont Rio de Janeiro com Fairmont Gold

O Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, segundo o gerente geral, Netto Moreira, tem um hotel-boutique inserido em sua infraestrutura. Trata-se do Fairmont Gold, um exclusivo serviço que conta com 54 habitações no Gold Floor e um lounge destinado aos hóspedes que escolhem a hospedagem diferenciada.

Outro diferencial interessante é o serviço de mordomo 24 horas. Qualquer necessidade como desfazer e arrumar as malas, comprar algum item, reservar restaurantes e passeios podem ser eficientemente prestados por esses profissionais, que tem o sentimento de servir imbuído em suas diretrizes. 

É no Lounge Gold, situado no quarto pavimento, que check-ins e saídas são feitas por uma equipe especial. No espaço exclusivo são servidos também café da manhã, chá da tarde, happy hour e sobremesas da noite. Tudo incluso na hospedagem Gold. O espaço conta também com uma varanda onde pode-se fumar um charuto e apreciar a vista da copa das árvores e do movimento na rua. 

Nos sentimos muito bem na hospedagem Fairmont Gold. Desde a chegada, check-in e a vivência no lounge. Tudo nos fez ter uma experiência diferente e que já deixa saudades. Por isso já vamos reservar um fim de semana em janeiro. Porque, além de fazer um trabalho do qual gostamos, o mais importante na vida é rever e fazer novos amigos. São amigos que sempre nos acolhem, não é? Por isso, que a hotelaria nos fascina tanto. É a oportunidade de fazer amigos o tempo todo.

Confira as fotos do Lounge Fairmont Gold e dos serviços de gastronomia oferecidos pelo espaço exclusivo na galeria abaixo.

Fairmont Rio de Janeiro: gastronomia que já é um sucesso

Nossa expectativa em relação a gastronomia do Fairmont Rio de Janeiro era grande. Afinal conhecemos o chef executivo do Fairmont Rio, Jerôme Dardillac, há cerca de 10 anos. E sempre ficamos encantados todas as vezes que pudemos experimentar suas criações. A primeira vez foi no Sofitel Cardales, na Argentina, onde ele preparou uma Merluza negra com espuma de beterraba, vegetais grelhados e batata caramelizada, prato do qual sempre guardo na memória. 

A chegada no hotel foi perto da hora do almoço. Após o check-in e sessão de fotos na suíte, descemos para o restaurante Marine Restô, no sexto pavimento. Assim que entramos o maitre Pereira veio nos saudar. Conhecemos ele no ano passado quando produzimos o In Loco Especial para o Sofitel Ipanema e um matéria Lobby sobre a carreira dele. Logo, ele foi explicando sobre a gastronomia do local. "A maioria dos pratos é feita no forno Josper", disse.

A curiosidade nos fez ir até o balcão e procurar saber mais. Fomos apresentados ao chef Carlos Cordeiro, responsável pelo o que é servido no Marine Restô. Com brilho no olhos, ele explicou o  funcionamento do forno espanhol. "Ele opera com carvão vegetal e o fato de poder ser fechado hermeticamente, faz com atinja quase 500 graus centígrados. Isso dá um sabor especial e o preparo é muito rápido", citou.

Marine Restô cai no gosto dos cariocas

Dardillac comenta que o planejamento contemplou oferecer uma gastronomia inovadora e que tivesse ligação com o Rio de Janeiro. "A cidade incita uma comida mais leve, diferente e que tenha ao mesmo tempo glamour", coloca o chef francês. E a meta foi alcançada. Os cariocas estão frequentando bastante o Marine Restô e preferencialmente as mesas que ficam na varanda. "A vista é fantástica, exclusiva. Não tem hotel no Rio que tem esse cenário, essa visão desse ponto", avalia Dardillac. Foi o que constatamos, mesas cheias e gente feliz.

Durante nossa hospedagem pudemos experimentar três almoços e um pedido de room service. Ao todo foram 15 pratos. Gostamos muito da gastronomia e quando estiver lá não deixe de experimentar a Cavaquinha, o Risoto de cevadinha, a Beterraba assada (uau) e a Abobrinha grelhada, que virou sensação no restaurante, devido a forma que é servida.

O Marine Restô oferece também o café da manhã. Apresenta uma variedade muito boa e com itens inusitados como o ratatouille e os itens preparados no forno Josper como a linguicinha e batata rosti. Obviamente, provamos também o café da manhã do Lounge Gold, com uma variedade igualmente fértil e apresentações latentes.

Completando sua infraestrutura gastronômica, o Fairmont Rio de Janeiro conta também com outros dois espaços. No térreo, o COA Café & Co oferece cafés especiais, como o famoso Jacu e os gelatos cremosos feitos na casa.

Também no sexto pavimento, em frente ao Marine Restô, fica o Bar Spirit Copa. Onde antes havia apartamentos, agora fica o bar do Fairmont Rio. Situado também ao lado da piscina, e em frente ao restaurante, o espaço tem seu charme. Dividido por uma espécie de camarotes, o Spirit conta também com salão e varandas, a vista é igualmente sensacional e nas sextas e sábados, tem sempre um show, variando de jazz ao piano rock.

Mas chega de escrever, como diz o ditado, uma imagem vale por mil palavras. Então bora lá pra galeria. E bom apetite!

Fairmont Rio de Janeiro: experiência de hospedagem

As 375 habitações do Fairmont Rio de Janeiro estão distribuídas em sete pavimentos, do sétimo ao 13º, sendo que o último é reservado apenas para os hóspedes Fairmont Gold. As categorias se dividem entre apartamentos e suítes com uma metragem de 35 e 195 m². Ao todo, são 68 suítes e 20 habitações designadas a hóspedes com necessidades especiais. 

As categorias se diferem também pela vista que cada uma oferece. Obviamente, aquelas que tem suas varandas voltadas para a Praia de Copacabana entram na lista das mais valorizadas. Afinal, quem não quer sentir a brisa e ver o Pão de Açucar ou o Forte de Copacabana? Aliás, as varandas são um dos grandes diferenciais do hotel carioca. 

Nossa experiência foi em uma One Bedroom Sugar Loaf Suite, no Gold Floor. Com 70 m², dois ambientes 

— living e quarto 

— além do lavabo, closet e amplo banheiro, a habitação proporciona uma hospedagem prazerosa. Duas TVs de 55 polegadas, uma em cada ambiente, garantem também o entretenimento em alguns momentos. 

No living, sofá e duas poltronas, mesa de trabalho com tampo de mármore, o mesmo utilizado nas mesas do restaurante, e um frigobar repleto de bebidas e minibar variado. No quarto, cama king size, aparador e uma poltrona e uma luminária oferecem a privacidade de uma leitura. 

Cada uma das duas varandas contam com duas cadeiras e uma mesa e são ótimas para as pausas quando não estamos atarefados. Fechar de olhos por alguns minutos e ouvir os sons que vem do mar e da rua, fazendo uma respiração tranquila, trazem sempre uma nova energia.

Veja abaixo na galeria as imagens que fizemos da suíte na qual nos hospedamos e também algumas das outras categorias.

Fairmont Rio de Janeiro: Signature Suite

Dedicamos uma galeria para mostrar a Signature Suite do Fairmont Rio de Janeiro. São apenas duas unidades que estão localizadas nos últimos dois pavimentos do empreendimento. Com quase 200 m² e oito varandas, a habitação entra na categoria Fairmont Gold. 

Passamos pelo hall de entrada e seguimos direto para o amplo living, seguindo o projeto de design do hotel, o mobiliário e objetos de decoração remetem à época de ouro do Rio de Janeiro. No final do living, aparece a sala de jantar, com espaço para oito pessoas.

As duas suítes podem atender até quatro pessoas. A maior delas conta com walking closet, amplo banheiro e até equipamento para exercícios. 

A copa e as duas adegas garantem a infraestrutura para uma estada digna e regada a bons momentos. E, claro, não se pode esquecer a gastronomia que pode ser entregue pelo room service.

Veja as fotos da Signature Suite na galeria abaixo.

Para reservas acesse: all.accor.com

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito das fotos dos salões de eventos: divulgação/Fairmont Rio de Janeiro