Uma das marcas registradas do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana é sua alta gastronomia. Sempre renovando, o Marine Restô, principal restaurante do empreendimento, está com um novo menu elaborado pelos chefs Jérôme Dardillac, Carlos Cordeiro e Jenifer Ortega.

O cardápio foi inspirado em receitas caseiras, elaboradas com técnicas francesas e ingredientes brasileiros. “Adotamos o new confort food, pratos com sabor de comida caseira, mas que por suas longas cocções (mijotèes) e técnicas de elaboração acabam não sendo preparadas em casa. Nos inspiramos nas receitas de avó que nos fazem sonhar e resgatar nossas mais doces lembranças.”, diz Cordeiro, à frente do Marine Restô.

Baseado em memórias afetivas, o menu desenvolvido a seis mãos visa entregas experiências gastronômicas para serem compartilhadas. Entre as sugestões de entradas estão opções como a salada de queijo de cabra com vinagrete de açaí, tomate confit e croutons; e velouté de couve-flor tostada no Josper com ovo perfeito e cogumelos trufados.

“Aqui no Fairmont Rio, o ator principal do nosso menu é o ingrediente. Buscamos sempre dar protagonismo para os elementos locais, valorizando fornecedores menores e da região que produzem uma matéria-prima artesanal de extrema qualidade, muitas vezes reconhecida e premiada internacionalmente. Queremos, cada vez mais, buscar estes pequenos artesãos inseri-los em nossos pratos”, conta Dardillac.

Fairmont Rio: pratos

Na seleção dos novos pratos principais, ganham destaque o capeletti de berinjela afumicatto com ragu de cogumelos e azeite de erva-doce; o cupim no Josper com azeite de alcaparras (para 2 pax); ossobuco cozido a baixa temperatura com demiglaze raspas de laranja (para 2 pax); e a lasanha de cordeiro gratinada no Josper (para 2 pax).

A chef pâtisserie Jenifer Ortega, que assumiu a posição em setembro deste ano, finaliza a experiência com receitas criadas com ingredientes tipicamente brasileiros. Um exemplo é o tradicional quindim de coco, além do cremoso de chocolate gold e iogurte, salada de frutas tropicais com chá de capim limão; abacaxi assado no Josper e calda à vácuo, mousse de chocolate 70% com cumaru, manga macerada e perfumada ao dedo de moça fatiada; pudim base de chocolate entre outras.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Accor