Único cinco estrelas brasileiro na lista da Forbes, o Belmond Hotel das Cataratas apresenta seu novo gerente de A&B (Alimentos & Bebidas). O português Fabio Pereira chega a Foz do Iguaçu (PR) para comandar o time gastronômico do empreendimento.

“Apesar de já ter visitado as Cataratas do Iguaçu, ainda não havia conhecido o hotel. Tenho grandes expectativas para este novo momento da minha carreira, estou animado para conhecer a fundo o hotel, a região, a equipe. Vejo que a operação funciona muito bem e estou animado para trazer novas ideias e tornar ainda melhor a experiência gastronômica do Hotel das Cataratas”, afirma o gerente.

Apaixonado por gastronomia e pelo universo dos restaurantes desde a infância, Pereira é formado em Hotelaria e possui diversos cursos de gestão pelas universidades Cornell e Harvard. Além de grande apreciador de vinhos, o profissional também é grande entendedor do assunto e sommelier pela Escuela Española de Cata. No momento, ele está na segunda formação, agora pelo Court Of Master Sommeliers Europe.

Fabio Pereira: carreira

Em sua trajetória profissional, passou por diferentes estabelecimentos e acumulou conhecimento em gestão e operação de restaurantes. “Antes de chegar a Belmond, passei por diversos estágios que me ensinaram muito sobre todas as etapas e detalhes de uma operação gastronômica. Minha primeira experiência como estagiário aconteceu na Espanha, em um estabelecimento de culinária mais informal, até me apaixonar pelo mundo da alta gastronomia durante meu terceiro estágio, no Ocean Restaurant, restaurante no Reino Unido com uma estrela Michelin”, revela Pereira.

Após passar por um período em um restaurante de sua família em Portugal e uma outra etapa na hotelaria Inglesa, o executivo chegou a Belmond em 2014 para a equipe do La Residencia, em Maiorca, na Espanha. Por lá, permaneceu durante sete anos como restaurant manager e sommerlier. Ainda no grupo Belmond, Pereira participou de outras duas experiências pontuais: como sommelier no 2 estrelas Michelin Le Manoir aux Quat’Saisons, no Reino Unido, e da pré-abertura e abertura do Cap Juluca, em Anguilla.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Belmond Hotel das Cataratas