Enquanto a hotelaria observa seus primeiros sinais de reação, o setor de eventos dá seus primeiros passos rumo à retomada. Em São Paulo, o segmento Mice inicia suas movimentações com a realização da Expo-Retomada, primeiro evento-teste do estado. A ação terá como foco a geração de negócios, em formato de feira e congresso acontecendo simultaneamente.

O evento será realizado nos dias 21 e 22 de julho, no Santos Convention Center, no litoral paulista. A ocasião marcará o início de um calendário de testes do setor programados pelo governo no Plano SP de flexibilização das restrições. Os visitantes seguirão uma série de protocolos de segurança e testagem obrigatória.

A Expo-Retomada teve sua primeira edição em outubro de 2020, antes da segunda onda de contágios e retoma agora com a chancela oficial do governo do estado. Este é um marco importante para o setor, visto que os resultados da ação ajudarão a definir os protocolos de segurança para o retorno dos eventos.

Assim como a primeira edição, o evento-teste aplicará uma série de protocolos sanitários obrigatórios elaborados em parceria com o Hospital das Clínicas, ABNT (associação Brasileira de Normas Técnicas) e a contribuição de todas as cinco associações realizadoras da ação.

“Os eventos B2B são indutores da economia e não responsáveis por aglomerações. São responsáveis por gerar negócios. E a partir dos resultados obtidos no nosso e nos outros eventos teste realizados ao longo do 2º semestre, será possível seguir com um planejamento seguro, responsável e baseado na ciência” – explica Paulo Octávio Pereira de Almeida, da Live Marketing Consultoria, organizadora da Expo-Retomada 2021.

Expo-Retomada: o evento

A organização espera receber cerca de 1,5 mil pessoas nos dois dias de evento, que serão acompanhadas por até 21 dias após o término da Expo-Retomada. As testagens serão realizadas na chegada ao local de forma gratuita por meio de uma parceria com a prefeitura de Santos e Secretaria de Estado da Saúde.

Localizado próximo ao Centro de Convenções, o Comfort Hotel Santos já se prepara para receber os participantes do evento e deve ser o empreendimento com maior número de reservas para a data.

Vale ressaltar que o setor de eventos teve 97% de suas atividades paralisadas durante a pandemia, deixando de faturar cerca de R$ 90 bilhões. O segmento representa 4,32% do PIB nacional e emprega 3,3 milhões de pessoas, direta ou indiretamente.

A Expo-Retomada conta com o apoio de realização da ABEOC Nacional, Abrace, Sindiprom, Ubrafe e Santos Visitors & Convention Bureau. O credenciamento é gratuito e já está aberto pelo link. O cadastro é antecipado e obrigatório

(*) Crédito da foto: Divulgação/Santos Convention Center