Levantamento divulgado pelo Expedia Group apontou que o volume global de pesquisas por viagens nos canais da empresa cresceu 25% no primeiro trimestre de 2022 frente aos três meses anteriores. Na comparação com igual período de 2021, o avanço é de 75%. Os dados são do Relatório de Tendências de Viagens, produzido pela OTA norte-americana.

“Ao olharmos para o primeiro trimestre do ano e para os próximos meses, estamos otimistas com o que 2022 nos reserva. O aumento da intenção de viagem e também das janelas de pesquisa, além do crescimento do interesse por viagens sustentáveis, são algumas das tendências positivas que observamos no período”, afirma Jennifer Andre, vice-presidente global do Expedia Group Media Solutions, em entrevista ao Hotel Business.

“Acredito que 2022 será um ano de muito crescimento e, por isso, buscamos colaborar com nossos parceiros em todo o setor para continuar a reconstruir o turismo para o futuro”, completa a executiva.

Diminuição de restrições alavanca pesquisas

O levantamento do Expedia, que faturou US$ 2,2 bilhões no primeiro trimestre, observa que a diminuição das restrições a viagens é um dos fatores que mais contribuiu com o resultado positivo no primeiro trimestre. Neste sentido, a América do Norte aparece com o melhor desempenho, seguida por Europa, Oriente Médio e África.

Na comparação anual, todas as regiões apresentaram crescimento. A EMEA (Europa, Oriente Médio e África) encabeça a lista, com avanço de 165%. A América do Norte aparece em seguida, com 70%. Na América Latina, a alta foi de 50% e, na Ásia-Pacífico, o aumento observado foi de 30%.

O volume de pesquisa semanal também flutuou ao longo do primeiro trimestre de 2022, informou a Expedia. Durante a semana de 14 de fevereiro, todas as regiões tiveram crescimento após mudanças relacionadas aos protocolos sanitários contra a Covid-19. Com a confiança dos viajantes em alta, foram observadas janelas de pesquisa mais longas no período.

A participação global de pesquisas nas janelas de mais de 180 dias cresceu 190%, enquanto a de zero a 21 dias caiu 25% em relação ao trimestre anterior. Ou seja, o comportamento de compra do consumidor gradualmente volta ao normal, como abordando no último episódio do Hotel Trends. No recorte regional, a participação na janela mais curta se manteve estável na Ásia-Pacífico e América Latina. Já em relação aos viajantes do EMEA e América do Norte, o crescimento na janela de 91 a 180 dias foi de 140% e 60%, respectivamente.

No primeiro trimestre, 60% das pesquisas domésticas globais tiveram queda de 10% na janela de zero a 30 dias em relação ao quarto trimestre de 2021. Já na janela de 91 a 180 dias, o crescimento alcançado foi de 80% na mesma base comparativa. No contexto das viagens internacionais, o crescimento na janela de 91 a 180 dias foi de 35%.

Grandes cidades como Las Vegas, Nova York, Chicago e Londres continuam populares entre os viajantes, aparecendo na lista global dos 10 principais destinos reservados no primeiro trimestre, juntamente com destinos de praia, como Cancún, Punta Cana, Honolulu e Miami.

Hospedagem em alta

As reservas globais de hospedagem para hotéis e vacation rentals aumentaram 35% em relação ao quarto trimestre de 2021, com todas as regiões apresentando crescimento de pelo menos dois dígitos no período. A duração da estadia global de hospedagem se manteve estável, em dois dias para hotéis e 5,5 dias para aluguéis por temporada, segmento dominado pelas viagens domésticas, com Austrália, França Brasil e EUA liderando as reservas.

Por fim, o levantamento mostra que esses indicadores são marcados pelo aumento da procura por viagens sustentáveis. O Expedia Group aponta que dois terços dos consumidores globais desejam mais informações sobre sustentabilidade de provedores de hospedagem e transporte.

Além disso, a OTA observa que cerca de 50% desses viajantes estariam dispostos a pagar mais por opções com menor impacto ao meio ambiente.

(*) Crédito da foto: Reprodução/Phocuswire