Em levantamento do Traveler Value Index (Índice de Princípios do Viajante), o Grupo Expedia identificou que o preço das viagens não é mais o principal fator de escolha. Com a demanda reprimida gerada pelas restrições de circulação, o viajante prioriza mais experiências, proteção sanitária e segurança financeira. A análise contou com a participação de oito mil viajantes de oito países.

“Diante do aumento das taxas de vacinação e da abertura de fronteiras ao redor do globo, as pessoas estão prontas e ansiosas para viajar. Entretanto, os meses de incerteza estão pesando em suas escolhas de viagens e alterando a convencional crença de que o preço é decisivo na hora de fazer reservas”, diz Ariane Gorin, presidente do Expedia for Business.

De acordo com a executiva, as tendências identificadas no Traveler Value Index mostram que a reserva com fornecedores de confiança deve ser diferencial às experiências. Apesar do período de incertezas, o novo estudo também explica que as viagens são uma prioridade financeira. sendo que 34% dos viajantes possui um orçamento maior do que tinham para as férias de 2020.

Em outro estudo apresentado há poucos dias, o Grupo Expedia mostra que inclusão e diversidade também são determinantes para viajantes.

Comportamento

A expectativa para viajar pode ser vista na prioridade dada também a atividade na lista de gastos. A pesquisa aponta que 18% das pessoas esperam que a viagem seja a atividade de maior gasto em 2021, mesmo patamar daqueles que gastarão com a renovação da casa, por exemplo. Além disso, o turismo ficou a frente de entretenimento (12%), aquisição de um carro (11%) ou gastos com saúde (11%).

A maioria dos entrevistados (60%) também afirma que a preferência será por viagens domésticas no curto-prazo, mas com ideia de aumentar a periodicidade. O dado atrelado a isso, então, apresenta que 41% destes querem viagens mais curtas, compensando na frequência.

O panorama para percursos internacionais também melhorou, com 27% dos entrevistados considerando viajar para outro país nos próximos 12 meses. Para endossar isso, 71% destes se dizem confortáveis em apresentar um passaporte de imunização para viajar nestes moldes.

Expedia: preferências

O Traveler Value Index elencou os fatores que moldam as decisões dos viajantes por diversas experiências turísticas, incluindo:

  • A possibilidade de obter reembolsos integrais caso seus planos se alterem;
  • Preços exageradamente baixos causados pela baixa demanda durante a pandemia;
  • Experiências sem contato humano, como entrada em hotéis e aluguéis de temporada sem cartão, check-ins online, ou bilhetes de embarque digitais;
  • Políticas amigas do meio-ambiente, como a redução do uso de plásticos e a opção por comidas e produtos locais;
  • Procedimentos de limpeza e desinfecção aprimorados;
  • Políticas flexíveis para realizar alterações na reserva;
  • Benefícios e upgrades de primeira linha;

Já na divisão por faixa etária, os dados da pesquisa da Expedia revelam que:

  • Para hotéis e aluguéis de temporada, a valorização do reembolso integral aumenta conforme a idade. Entretanto, viajantes dos Estados Unidos e Japão com menos de 40 anos classificam a limpeza como o fator mais importante nas reservas hoteleiras, também valorizando experiências sem contato humano e benefícios premium.
  • A escolha das passagens aéreas também é moldada pela segurança financeira, com mais de um quarto dos entrevistados (26%) dizendo que a possibilidade de ter um reembolso integral é o fator mais importante. Mesmo assim, viajantes millennials e da geração Z, ou aqueles com menos de 40 anos, valorizam experiências sem contato humano, benefícios de primeira linha e políticas amigas do meio-ambiente mais do que gerações mais velhas.
  • Os millennials norte-americanos, nascidos entre 1981 e 1996, valorizam a flexibilidade na hora de alugar um automóvel, deixando em segundo lugar a possibilidade de realizar mudanças na reserva. A tendência deste grupo é de também valorizar a flexibilidade também é notada no setor aéreo, demonstrando como a capacidade de realizar alterações sem penalizações é tão desejada quanto a redução nos preços.
  • Cruzeiristas de diferentes países são os únicos a colocar os preços baixos no topo da lista de prioridades. Porém, os viajantes norte-americanos da geração Z — nascidos de 1997 em diante — ranqueiam as políticas sustentáveis como a segunda dentre as suas prioridades. Isso mostra que grupos mais jovens tendem a valorizar, além do preço, o impacto ambiental de suas escolhas em viagem.

(*) Crédito da foto: Paul Gilmore/Unsplash