O Expedia Group divulgou hoje (10) seu relatório de tendências de viagens do primeiro trimestre de 2022. O estudo é fruto da combinação de dados da empresa com pesquisas personalizadas com insights que auxiliam profissionais do setor em sua jornada de reconstrução do turismo. De acordo com o levantamento, as reservas globais de hospedagens para hotéis e aluguéis de temporada aumentaram 35% entre janeiro e março frente ao trimestre anterior.

Todas as regiões registraram crescimento de pelo menos dois dígitos nos três primeiros meses do ano. No período, 15 dos 25 principais destinos globais tiveram alta nas reservas de hotéis frente ao quarto trimestre de 2021. A duração da estada manteve-se estável globalmente, com dois dias para reservas em hotéis e 5,5 dias em aluguéis de temporada.

As viagens domésticas continuaram a dominar o segmento de short-term rental, com Austrália, França, Brasil e Estados Unidos sendo os países mais reservados para suas respectivas regiões. “Ao olharmos para o primeiro trimestre do ano e para os próximos meses, estamos otimistas sobre o que 2022 nos reserva”, afirma Jennifer Andre, vice-presidente global de Soluções de Mídia do Expedia.

“Um aumento nas pesquisas internacionais e o crescente interesse do consumidor em viagens sustentáveis ​​são apenas algumas das tendências positivas que vimos no primeiro trimestre de 2022. Este ano está se preparando para ser um ano de crescimento sustentado e esperamos colaborar com nossos parceiros e em toda a indústria para continuar a reconstruir o turismo para o futuro”, acrescenta a executiva.

A projeção da vice-presidente é reforçada pelo aumento nas pesquisas globais por viagens, que apresentou elevação de 25% no período em relação ao trimestre anterior, lideradas pelo crescimento de dois dígitos na América do Norte (30%), seguida por Europa, Oriente Médio e África (25%). Em comparação com os primeiros três meses de 2021, o avanço foi de 75% no volume de buscas.

Todas as regiões apresentaram aumento na comparação anual de pesquisas por viagens, com EMEA subindo 165%, América do Norte (70%), América Latina (50%) e Ásia-Pacífico (30%).

Confiança crescente dos viajantes

Com a confiança dos viajantes em alta, o primeiro trimestre viu janelas de pesquisa mais longas, com buscas de mais de 180 dias em alta de 190%. Já a pesquisa de 0 a 21 dias recuou 15% frente ao trimestre anterior. Regionalmente, a janela de reserva mais curta foi na Ásia-Pacífico e América Latina, enquanto viajantes da EMEA e América do Norte apresentaram janela de busca mais longa — de 91 a 180 dias aumentando 140% e 60%, respectivamente.

No primeiro trimestre, 60% das pesquisas domésticas globais caíram na janela de 0 a 30 dias, uma queda de 10% em relação ao quarto trimestre de 2021, enquanto a parcela de pesquisas na janela de 91 a 180 dias aumentou 80% em relação ao trimestre anterior. A participação global de pesquisa internacional para a janela de 91 a 180 dias aumentou 35% em relação ao trimestre anterior, com a janela de 91 a 180 dias apresentando os maiores ganhos.

Grandes cidades como Las Vegas, Nova York, Chicago e Londres permaneceram populares entre os viajantes e entraram na lista global dos 10 principais destinos reservados no primeiro trimestre, juntamente com destinos de praia como Cancun, Punta Cana, Honolulu e Miami.

Las Vegas liderou a lista global, superando Nova York, que ocupou o primeiro lugar no terceiro e quarto trimestres de 2021. No entanto, pelo terceiro trimestre consecutivo, a Big Apple apareceu na lista dos 10 principais destinos reservados em todas as regiões.

Novos destinos intra-regionais também apareceram no ranking, incluindo Roma na EMEA, Puerta Vallarta na América Latina e Phoenix na América do Norte. Na Ásia-Pacífico, destinos na Austrália tiveram um forte crescimento trimestral, incluindo Sydney, Melbourne e Surfers Paradise.

Demanda de turismo sustentável

Consumidores em todo o mundo já estão tomando decisões mais conscientes ao viajar, como optar por ofertas mais ecologicamente conscientes e sustentáveis. No entanto, muitos se sentem sobrecarregados ao iniciar o processo de ser um viajante mais sustentável e estão procurando informações de recursos e fornecedores de viagens confiáveis.

De acordo com o recente Estudo de Viagens Sustentáveis do Expedia, dois terços dos consumidores desejam ver mais informações sobre sustentabilidade de provedores de hospedagem e transporte, e metade deseja ver estes dados de organizações de destinos. Além disso, 50% dos viajantes estariam dispostos a pagar mais por transporte, atividades e hospedagem caso a opção seja menos nociva ao meio ambiente.

Para acessar o levantamento do Expedia na íntegra acesse o link.

(*) Crédito da foto: Pixabay