Em seu segundo dia de conferência anual, o explore ‘20, o Expedia Group revelou tendências de viagens para 2021. Segundo pesquisa apresentada pela plataforma, um em cada dois viajantes se sente otimista, confortável ou animado para viajar nos próximos 12 meses.

Embora a confiança desse consumidor varie de acordo com o país e a geração, a importância das medidas de higiene, flexibilidade e saúde financeira é semelhante em todo o mundo. Três quartos dos viajantes disseram que medidas como aplicação de máscaras, serviços com distanciamento, e flexibilidade nas reservas, incluindo reembolsos ou políticas de cancelamento compreensivas, serão decisivas para que decidam onde ir em sua próxima viagem.

Globalmente, dois terços dos viajantes tiveram uma viagem cancelada devido à Covid-19, e apenas um terço deles fizeram alguma viagem durante a pandemia. Dos que viajaram, 8 em cada 10 o fizeram para relaxar – desfrutar de uma mudança de ares, ou para ver família ou amigos.

“À medida que o mundo se mantém atento às notícias sobre vacinas e as pessoas continuam a desejar ir para novos lugares ou ver os entes queridos, sabemos que a demanda reprimida por viagens crescerá”, diz Monya Mandich, vice-presidente de Marketing Global da Expedia Group Media Solutions. “A Covid-19 tem impulsionado uma mudança sísmica nas preferências dos viajantes, e entender esse novo cenário é fundamental para os esforços de recuperação e estratégias futuras de marketing. Nossa pesquisa fornece insights sobre os passos que as empresas do setor podem tomar para se conectar com os viajantes à medida em que eles começam a pesquisar, planejar e reservar suas próximas viagens”.

Expedia: tendências

Em nível mundial, viajantes estão mais propensos a fazer viagens entre abril e setembro de 2021. Viajantes brasileiros, chineses e mexicanos apresentam maior probabilidade de viajar ainda mais cedo, entre janeiro e março de 2021, o que se alinha ao sentimento positivo dos viajantes também visto nesses mercados.

Turistas da Geração Z e millennials têm 1,5 vezes mais chances do que outras gerações de fazer uma viagem de lazer de janeiro a março de 2021. Já 57% dos viajantes disseram que ficariam confortáveis em viajar se uma vacina estiver amplamente disponível – o que é promissor, dado que esse sentimento foi capturado em outubro, antes das recentes notícias positivas sobre vacinas. Outros 70% procurarão flexibilidade, como seguro e proteção de viagem, cancelamentos grátis e reembolsos no transporte e acomodações.

Os dados de hospedagem da Expedia.com mostram que os viajantes reservaram taxas reembolsáveis 10% mais vezes em 2020 do que no ano anterior, e a nova pesquisa indica que essa tendência provavelmente será mantida.

Decisões de transporte e acomodação

Os viajantes querem garantias de que os provedores de viagens estão seguindo e aplicando protocolos de pandemia. Uso e aplicação de máscaras (50%), custo (47%) e políticas simples de reembolso ou cancelamento (45%) serão os principais fatores nas futuras decisões de deslocamento, embora a importância colocada em cada um desses itens varie de acordo com o meio de transporte. Para futuras viagens aéreas, seis em cada 10 viajantes ficariam mais confortáveis se medidas de distanciamento social forem tomadas.

Os protocolos de higiene adequados decidirão futuras decisões de mais de 50% dos viajantes para a sua próxima hospedagem, e este é o fator principal em todos os tipos de propriedade, desde hotéis de rede e boutique até aluguel de temporada ou a casa de família ou amigos. Outros critérios importantes incluem serviço de quarto sem contato e takeout (24%), e opções de check-in sem contato (23%).

Os provedores de viagens, bem como as organizações de destino, precisam comunicar claramente medidas de saúde e higiene, protocolos pandêmicos e flexibilidade para tranquilizar e atrair viajantes.

Viagens futuras

Hoje, os viajantes estão recorrendo a OTAs 24% a mais do que no pré-pandemia para obter informações e planejamento de viagens, enquanto os sites de destino viram um aumento de 20% no uso como ferramenta de planejamento.

Fotos e mensagens informativas em publicidade de viagens são 20% mais influentes do que no pré-pandemia, juntamente com organizações de viagens e especialistas. Isso reflete a mudança nas prioridades dos viajantes – com medidas de higiene e flexibilidade nas reservas ultrapassando experiências e atividades – e a maior importância de informações confiáveis e atualizadas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Expedia Group