Impulsionada por reservas de hotéis e aluguéis de temporada dos EUA, a receita do Expedia Group chegou a US$ 2 bilhões no segundo trimestre de 2021, segundo divulgado pela Phocuswire. O número representa um aumento de mais de 270% frente ao mesmo período em 2020, quando a empresa faturou US$ 566 milhões.

Da mesma forma que a Booking Holdings, sua concorrente direta no mercado de viagens, as reservas brutas tiveram um crescimento considerável. No Expedia, foi um aumento de US$ 2,7 bilhões no segundo trimestre do ano passado para US$ 21 bilhões no trimestre encerrado em junho.

Apesar dos resultados animadores, Peter Kern, CEO do Expedia Group, se mostrou preocupado com as novas variantes do Covid-19, que já causam novos surtos da doença em alguns países. Para auxiliar no combate à pandemia, a empresa anunciou que sua família de marcas – incluindo o Expedia, Vrbo, Hotéis.com dentre outras – aderiram a um programa de apoio à distribuição de vacinas.

Para cada reserva qualificada em um dos aplicativos do grupo, a empresa doará US$ 2 no mínimo, chegando a um total que pode variar entre US$ 10 milhões e US$ 12 milhões, para apoiar a UNICEF.

“O segundo trimestre viu uma melhoria contínua em muitos segmentos de viagens globais, com a América do Norte em particular mostrando força”, disse Kern. “O Expedia Group se beneficiou de um forte desempenho de aluguel de temporada e de hospedagem convencional melhorada, compensada pela contínua suavidade em viagens internacionais, corporativas e interesse relativamente alto do consumidor em mercados menores e acomodações de baixo custo. Embora essa força tenha continuado no terceiro trimestre, a variante do Covid-19 e recentes notícias em todo o mundo continuam a criar incerteza na indústria de viagens”.

Expedia Group: balanço

Em uma ligação com analistas, Kern disse que a empresa viu uma melhora progressiva em abril e maio e um “aumento significativo em junho”, mas agora em julho houve “algum retrocesso” para os níveis de abril.

O EBITDA ajustado no segundo trimestre foi de US$ 201 milhões, ante uma perda de US$ 436 milhões no segundo trimestre de 2020. De acordo com Eric Hart, CFO da empresa a receita total de US$ 2,1 bilhões ainda está 33% abaixo dos resultados registrados no segundo trimestre em 2019.

Como percentual da receita total mundial no segundo trimestre de 2021, o setor de hospedagem representou 73%, publicidade e mídia representaram 8%, aéreo representou 4% e todas as outras receitas representaram os 15% restantes.

As despesas ajustadas com vendas e marketing do grupo no segundo trimestre foram de quase US$ 1,2 bilhão, um aumento de 320% em relação aos US$ 278 milhões no mesmo período do ano passado.

E as despesas de vendas e marketing ajustadas aumentaram como porcentagem da receita, de 49% para 55% no segundo trimestre de 2020.

“Estamos investindo em força relativa, então, por exemplo, Vrbo tem sido uma área consideravelmente aumentada do investimento durante os últimos trimestres. Existem outras oportunidades regionalmente nas quais colocamos dinheiro, seja em gastos com marcas tradicionais, sociais ou outras coisas”, acrescenta o CEO.

Junto com o refinamento das estratégias de marketing, Hart diz que a empresa tem se concentrado em simplificar seus negócios para torná-los mais ágeis e capazes de priorizar as melhores oportunidades de crescimento e lucratividade futuros. Desde o início de 2020, o Expedia Group fechou ou vendeu oito empresas, mais recentemente vendendo Alice para ASG . E o executivo ainda afirma que esta semana a empresa aceitou oficialmente os termos da oferta da American Express Global Business Travel para adquirir a Egencia, com expectativas que a transação seja concluída antes do final de 2021.

Quando questionada sobre as prioridades para o novo CTO Rathi Murthy, que se juntou à empresa vindo da Verizon em maio , Kern disse que está ajudando o Expedia Group a mudar para “uma equipe de tecnologia unificada e uma arquitetura unificada”. “É um processo amplo, que abrange toda a tecnologia em nossa empresa, e Rathi está trabalhando duro para conduzi-lo”.

(*) Crédito da foto: reprodução/Phocuswire