Após os resultados divulgados pela Booking.com, o Expedia Group também divulgou o balanço do terceiro trimestre de 2021. A empresa reportou hoje (5) faturamento de US$ 2,69 bilhões, resultado que é quase o dobro do valor alcançado no segundo trimestre de 2020 – US$ 1,5 bilhão – e próximo à receita de US$ 3,5 bilhões obtida no mesmo período de 2019, no pré-pandemia.

De acordo com o balanço da OTA norte-americana, o lucro líquido foi de US$ 362 milhões, valor que também se aproxima dos níveis do terceiro trimestre de 2019, de US$ 409 milhões. Já o Ebitda Ajustado foi de US$ 855 milhões, alta de 181% em relação ao mesmo período do ano passado, de US$ 304 milhões. Este é o segundo trimestre consecutivo com Ebitda positivo registrado pela empresa, o que evidencia a retomada gradual da indústria de viagens.

“Estamos muito satisfeitos com o trimestre que tivemos, quase igualando nosso lucro líquido e Ebitda Ajustado aos níveis de 2019. Se não fosse a variante Delta do coronavírus, este teria sido nosso trimestre mais lucrativo de todos os tempos”, avaliou Peter Kern, vice-presidente e CEO do Expedia Group em call com analistas para discutir os resultados da empresa.

“Acredito que o resultado é um grande marco para a empresa, visto que ainda estamos em processo de sair da pandemia. Os índices são prova do trabalho que temos realizado para simplificar a empresa, focar em tecnologia e administrar os negócios de forma mais eficiente”, completou.

O total de reservas, incluindo valor total das transações, impostos e taxas ajustadas para cancelamentos e reembolsos, totalizaram US$ 18,7 bilhões. Em 2019, o valor foi de US$ 26,9 bilhões.

Expedia: turismo de lazer lidera demanda

Kern afirmou que o grupo tem observado recuperação gradual em todos os segmentos, incluindo viagens corporativas e internacionais. Por outro lado, ele pontua que a demanda ainda é liderada por viagens domésticas e de lazer na Vrbo, plataforma de compartilhamento de residências da empresa, releva a Phocuswire.

“Esperamos alcançar mais de US$ 2 bilhões em ganhos com os novos hosts que entraram na plataforma este ano e, olhando para o futuro, já estamos projetamos aumento de reservas para o próximo verão frente ao que vimos ano passado, o que significa que as tendências de retomada permanecem muito fortes”, ressalta.

No share da receita obtida pela empresa no período, hospedagem responde por 78%; publicidade e mídia, 7%; aéreo, 2%; e todas as outras receitas representaram os 13% restantes.

No período, as diárias com room nights caíram 33% em comparação com o terceiro trimestre de 2019. Questionado sobre o resultado, principalmente se comparado aos dados reportados pela Booking.com, Kern declarou que é difícil fazer essa avaliação, visto que a rival atua em mercados menores e o Expedia sempre focou nas grandes cidades.

“É interessante entender esses dados com equilíbrio, pois estamos nos sentindo bem com a recuperação em geral e os nossos números estão avançando com solidez, se compararmos com os resultados de dois anos atrás”, completa.

Kern também pontuou que a empresa busca unificar seus programas de fidelidade. Parte desta unificação, segundo ele, virá por meio do marketing, segmento que teve aumento de 150% no investimento no terceiro trimestre. O percentual corresponde a US$ 1,3 bilhão.

“Pretendemos ir para o ataque com todas as novas ferramentas que temos em nosso grupo de marketing e, com isso, expandir nossa participação em todo o mundo”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Reprodução/Phocuswire