expedia- destinosBrasília foi a terceira cidade mais procurada no período

O turismo doméstico segue em alta em 2019. Segundo dados do Expedia Group, a demanda por viagens a cidades brasileiras na plataforma aumentou em quase 30% no primeiro semestre comparado ao mesmo período no ano passado. De janeiro, a junho, 77% das viagens dentro do território nacional vieram do mercado doméstico, cuja procura cresceu 35%. 

Os 23% restantes foram de viajantes internacionais, com os principais mercados de origem sendo: Estados Unidos, Argentina, Chile, Reino Unido e México. O mês com maior demanda foi fevereiro, quando os turistas estrangeiros representaram 28% do total. 

Mesmo com números positivos em todo o país, alguns destinos se destacaram. As 10 cidades com maior demanda no período foram: São Paulo (25%), Rio de Janeiro (20%), Brasília (30%), Curitiba (15%), Salvador (20%), Fortaleza (40%), Belo Horizonte (20%), Foz do Iguaçu (15%), Florianópolis (30%) e Porto Alegre (15%). 

A duração média da hospedagem no primeiro semestre foi de 2 dias, enquanto a antecedência média da procura foi de 20 dias. Entre as cidades mais procuradas, Fortaleza teve a maior duração média, de 3 dias, enquanto Foz do Iguaçu teve a maior antecedência na demanda, superior a 30 dias.

Outros destaques envolvem o tipo de demanda e a plataforma usada: a procura por pacotes turísticos (hotel + voo) cresceu quase 20% no primeiro semestre de 2019, com uma antecedência média de 43 dias e hospedagem média de 4 dias. Já a demanda via mobile teve crescimento de quase 65% no período, representando pouco mais de 35% do total.

Para Freddy Dominguez, vice-presidente e gerente de Mercado do Expedia Group na América Latina, os números do primeiro semestre mostram que há um interesse crescente em viajar pelo Brasil. “O Brasil tem uma coleção de destinos incríveis turisticamente, e as pessoas usam cada vez mais recursos para poder conhecê-los. A força que plataformas como o Expedia Group mostram na demanda por viagens e o crescente uso da tecnologia mobile são sinais importantes de que hoteleiros e demais parceiros de viagem precisam estar atentos e dispostos a integrar de forma permanente a inovação tecnológica ao seu negócio”, comenta.

Expedia: segundo trimestre

Considerando apenas os meses de abril a junho de 2019, em comparação com igual período do ano passado, o crescimento na demanda por viagens aos destinos brasileiros foi ainda maior, de quase 35%. A proporção de viajantes domésticos também foi maior que a do primeiro semestre como um todo, chegando bem perto dos 80%, e a lista dos principais mercados emissores de viajantes internacionais é praticamente a mesma. Apenas Reino Unido e Chile trocam de lugar, com o país sul-americano caindo uma posição.

Há mudanças também no ranking de cidades mais procuradas, com maior proeminência de destinos de inverno. Considerando apenas o segundo trimestre, a maior demanda ocorreu, na ordem, para os seguintes locais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Foz do Iguaçu e Gramado.

A antecedência média da procura no segundo trimestre foi de quase 20 dias, e a duração média da hospedagem, de 2 dias. Já a demanda via mobile nesse período cresceu 65% em relação ao ano anterior, enquanto a procura por pacotes foi quase 15% maior.

(*) Crédito da foto: doloresbarrioslua/Pixabay