Com as reservas de hospedagens batendo recorde histórico no segundo trimestre, o Expedia Group segue animado com a demanda por viagens nos Estados Unidos, principal mercado da OTA sediada em Seattle, apesar cenário macroeconômico global desafiador à frente. Um “mood” parecido cerca as perspectivas da empresa para a América Latina, onde o Brasil – até pela liderança econômica na região – ocupa um lugar de destaque.

Ao menos essa foi a visão compartilhada por algumas das lideranças do Expedia Group em encontro com a reportagem do Hotelier News esta semana, em São Paulo. Hari Nair, SVP Lodging Partners, Salim Arkuch, vice-presidente Market Management Latam, e Carrie Wilder, diretora sênior Market Management, abriram alguns números do Brasil e destacaram as diferentes iniciativas da OTA para apoiar seus hotéis parceiros tanto nas vendas, como no processo de transformação digital.

“Vim de Nova York para cá com o avião lotado, o que por si só mostra que, com o fim das restrições por conta do Covid-19, o turismo mantém uma demanda positiva”, afirma Nair. Para exemplificar, ele acrescentou que a venda de pacotes – uma das apostas da Expedia – cresceu em dois dígitos entre as duas cidades. “No geral, a demanda para o Brasil avançou 45% no segundo trimestre frente a igual período de 2021”, completa.

Ainda assim, ele reconhece que, em função das incertezas econômicas atuais, o comportamento do consumidor tem se alterado um pouco. “De fato, não vemos a demanda cair, mas agora fazer viagens um pouco mais curtas, comprando categorias de hotéis mais baixas do que antes e para outros destinos. De certa forma, é parecido com a Crise de 2008: as pessoas seguem viajando, mas diferente do que anteriormente faziam”, comenta.

Transformação digital

Durante o Explore 22, realizado em Las Vegas há quase três meses, o Expedia Group apresentou ao mercado uma plataforma inteiramente renovada, cheia de novidades tanto para o viajante, como para os players parceiros da indústria. Agora, passado esse período, como foi a recepção do mercado, em especial dos hoteleiros? Questionado pelo Hotelier News, Hari disse que o feedback tem sido positivo até aqui.

“E, dentro disso, os hoteleiros vêm elogiando nossa intenção, que é recompensar hotéis que que efetivamente dão valor à experiência do cliente”, afirma. Questionado pelo Hotelier News se essa impressão vem de toda indústria de hospitalidade, que é bastante pulverizada e com demandas distintas, Carrie acrescentou: “Cerca de 85% da base de hotéis parceiros é formada por pequenos meios de hospedagem independentes. E, neste sentido, nosso trabalho é ajudá-los a melhorarem a experiência do cliente.”

Recém-chegado ao Expedia Group após oito anos de Sabre, Arkuch acrescentou que, no geral, vê os hotéis preparados e avançando na transformação digital. “Percebo isso principalmente nos mercados com maior demanda de viagens. Para destinos com menor fluxo, estamos prontos para auxiliar os hoteleiros. Somos e continuaremos sendo proativos para ajudá-los para melhorar não só a distribuição, mas também para educá-los sobre melhores práticas em outras áreas do negócio”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News