Um levantamento realizado pelo Expedia Group em dezembro do ano passado apontava que um a cada dois viajantes globais estava otimista para retomar as rotinas de viagens em 2021. Para auxiliar os hotéis em uma futura recuperação, a plataforma listou dicas para atrair clientes em potencial para serem colocadas em prática.

Dados do Expedia sobre o momento em que é feita a reserva mostram que, até 1º de março de 2021, a janela de antecedência de 0 a 21 dias para a viagem correspondeu a mais de 50% de todas as pesquisas globais, seguida pela janela de 31 a 60 dias, em 15%. Ainda que incerto quando baixarão as restrições para viagens internacionais, os viajantes têm pesquisado, para o curto prazo, hospedagens próximas de casa.

Expedia: dicas

1- Mostre que é flexível

Para fomentar a confiança e a tranquilidade financeira dos viajantes, os hoteleiros devem enfatizar a flexibilidade em reservas com clareza e por todos os seus canais – de páginas web e publicidade a comunicados ao viajante e avisos em áreas da propriedade. Isso pode incluir a oferta de reembolsos integrais e cancelamentos, ou reservas flexíveis e políticas de mudança de data.

Uma pesquisa do Media Solutions mostrou que 54% das pessoas se sentirão mais confortáveis com suas viagens se tiverem cancelamentos com reembolso em suas acomodações – especialmente Millennials e Geração Z.

Dados hoteleiros do Expedia.com mostram que viajantes reservaram tarifas com direito a reembolso 10% a mais em 2020 do que no ano anterior.

2- Tranquilize os viajantes

Insights do estudo realizado pelo Media Solutions mostram que hoteleiros devem dar destaque aos protocolos de limpeza e desinfecção para tranquilizar viajantes que planejam retornar as suas acomodações de confiança no pós-pandemia. Destacar informações sobre medidas de higienização e desinfecção por toda a propriedade e dentro dos quartos pode ajudar a tranquilizar este viajante que está considerando viajar em breve ou após a pandemia, já que a preocupação com a higiene certamente terá um impacto a longo prazo.

Um em cada dois viajantes evitou se hospedar em hotéis de rede, hotéis boutique e resorts durante a pandemia por conta da limpeza. Já 83% dos viajantes e 90% da geração silenciosa (nascidos entre 1920 e 1940) afirmaram que é importante que acomodações realizem limpezas profundas e desinfecções com regularidade, e 76% de todos os viajantes gostariam de ver uma lista destacando tudo o que já foi desinfetado na propriedade.

3- Avaliações importam

Faz tempo que as avaliações online são fundamentais para informar viajantes em suas decisões, mas elas serão ainda mais importantes no futuro do planejamento de viagem. De acordo com um estudo do Expedia de 2020, quase 75% dos viajantes leem avaliações antes de reservar uma propriedade, considerando como mais influentes as opiniões sobre “limpeza do quarto” e “condição geral do hotel”.

4- Destaque-se

Para planejar suas viagens no pós-pandemia, os viajantes vão utilizar cada vez mais os websites de hotéis (incremento de 14% em comparação ao período pré-pandemia), OTAs (+24%) e anúncios de viagem (16%). Fotos e informações nestes canais serão ainda mais relevantes e influentes. Como a demanda por viagens continua a crescer, hoteleiros devem avaliar suas ferramentas de marketing e implementar uma estratégia de divulgação multiplataforma para assegurar que suas propriedades se destaquem perante hóspedes em potencial – onde quer que estejam sonhando, pesquisando e comprando.

5- Mire no viajante certo

Com motivações e preferências variando por idade, e até por geografia, hoteleiros devem desenvolver ofertas e promoções direcionadas, que tenham apelo para diferentes gerações. Apesar de as viagens durante a pandemia terem sido movidas por uma variedade de razões – as principais sendo a mudança de cenário ou a visita a familiares e amigos -, as viagens de oportunidade são especialmente populares entre as gerações mais novas e podem inspirar futuras férias. Além disso, espera-se que as novas gerações sejam as responsáveis por elevar a demanda por acomodações aos patamares pré-pandemia. Portanto, os hoteleiros devem considerar o papel dessas gerações nas estratégias de marketing a curto prazo, ao mesmo tempo que visa outras gerações em suas comunicações e ofertas.

(*) Crédito da capa: keemibarra/Unsplash