As demandas reprimidas já estão surgindo com o avanço da imunização em diversos países. Impulsionados principalmente por experiências, os viajantes estarão mais dispostos a gastar com o turismo. De acordo com o novo relatório do Expedia Group. O Traveller Value Index, publicado pelo Skift, quase um em cada cinco viajantes espera que as viagens sejam o setor de maiores gastos em 2021, enquanto um em cada três relatou ter orçamentos maiores para viagens este ano frente a 2020.

O estudo aponta o que os viajantes passaram a valorizar mais ao planejar, reservar e experimentar durante as viagens. “Os insights de nossa pesquisa mostram que o preço não é mais o principal motivador das reservas. Os viajantes estão focados em valores novos e mais urgentes – como proteção e segurança financeira – e querem fazer reservas com provedores de viagens de confiança que entreguem suas experiências ”, disse Hari Nair, vice-presidente sênior global e gerente geral de gerenciamento de contas da Expedia Group.

Conduzido em parceria com a Wakefield Research, o relatório é baseado em uma pesquisa global com 8 mil entrevistados de oito mercados principais: Austrália, Canadá, França, Alemanha, Japão, México, Reino Unido e Estados Unidos.

Expedia: novas experiências

Há também uma ênfase em novos, mais indulgentes e diferentes tipos de experiências – por exemplo, viagens ‘únicas na vida’ que podem ter parecido um sonho durante o bloqueio. Três quartos dos viajantes relataram sua intenção de viajar para um destino que nunca haviam visitado antes, e cerca de metade dos turistas disseram que ficariam felizes em embarcar em um avião nos próximos 12 meses.

Além de considerar novos tipos de experiências, quase metade dos viajantes relatou a disposição de reservar viagens por sites e empresas que nunca usaram antes. E enquanto os aluguéis por temporada em áreas remotas aumentaram devido ao volume de viagens domésticas para destinos dirigíveis – 81% dos viajantes estão considerando uma viagem para uma área remota, montanha ou cidade pequena nos próximos 18 meses.

Significativamente, os viajantes também estão tomando decisões com base em quão fortemente os negócios se alinham com suas crenças pessoais. Três em cada cinco entrevistados disseram que estariam dispostos a gastar quantias maiores em uma experiência de viagem que seja mais ambientalmente sustentável. Outros dois terços dos disseram que fariam reservas com marcas de viagens que tenham práticas de negócios inclusivas, como as de propriedade de mulheres, aquelas que defendem abertamente a comunidade LGBTQIA + ou aquelas que apóiam pessoas com deficiência.

“Agora sabemos que as pessoas querem encontrar um significado maior em suas viagens e que as viagens estão se tornando cada vez mais um reflexo de seus valores pessoais, então esta é uma oportunidade para os provedores de viagens destacarem os compromissos de valor social em suas listas de marketing para construir conexões com os viajantes”, disse Greg Schulze, vice-presidente sênior de parceiros estratégicos de transporte, cruzeiro e hospedagem do Expedia Group.

Flexibilidade e limpeza

Antes da pandemia, o preço normalmente ocupava o primeiro lugar quando se tratava de como os viajantes tomavam suas decisões de reserva. No entanto, como destaca o relatório, o preço parece ter ficado em segundo plano em 2021, à medida que fatores como saúde, segurança e flexibilidade se tornam mais importantes na tomada de decisões devido à pandemia.

De acordo com o relatório, ter práticas flexíveis em vigor, bem como fortes medidas de saúde e segurança, classificadas como o maior valor e consideração globalmente em todos os segmentos, incluindo hotéis, aluguéis de férias, voos, aluguel de carros e cruzeiros – mais evidência do mudar de preço como o driver tradicional.

Dado que o valor número um dos viajantes em todos os setores era a capacidade de obter um reembolso se os planos mudassem – e que eles preferem pagar mais para garantir que isso seja coberto – é claro que as marcas e as operadoras precisam ser o mais flexível possível para atender para esta nova necessidade emergente. Naturalmente, a consistência dessa resposta em todos os segmentos e mercados fala do efeito universal da pandemia, bem como do desejo comum do mundo de retornar à estabilidade relativa.

“As respostas dos viajantes ao índice de valor nos dizem que a maneira como as pessoas viajam evoluiu e continuará a evoluir. Os resultados de nossa pesquisa destacam a necessidade de comunicar políticas de cancelamento e medidas de limpeza para ajudar a aliviar quaisquer ansiedades e construir confiança ”, afirma Schulze.

Embora a flexibilidade tenha uma classificação elevada em todo o quadro, havia algumas diferenças interessantes entre segmentos e regiões. Com relação às reservas de hotel, os viajantes com menos de 40 anos nos Estados Unidos e no Japão, por exemplo, classificaram a limpeza como o fator número um, preferindo experiências sem contato e benefícios premium, em vez de se concentrar principalmente em preço e reembolsos.

Em viagens aéreas, o Expedia Group aponta a flexibilidade e limpeza com alta classificação, embora os viajantes da geração Y e da geração Z tenham relatado uma preferência por preços baixos antes da limpeza aprimorada. Os viajantes aéreos mais jovens também buscaram maiores experiências sem contato – nos Estados Unidos e no Canadá, os viajantes da geração Z classificaram isso 7 pontos percentuais a mais em importância do que os baby boomers.

No caso do aluguel de automóveis, os reembolsos foram altamente valorizados, com a limpeza em segundo lugar. Viagem de cruzeiro foi o único segmento em que os entrevistados classificaram o preço baixo como o valor mais alto.

“A maior lição para qualquer pessoa na indústria é que as coisas simplesmente não estão voltando a ser como eram. Em todos os segmentos e regiões, os viajantes agora querem – realmente, exigem – opções diferentes. À medida que a situação global continua a evoluir, o mesmo ocorre com as necessidades deles ”, explicou Nair.

(*) Crédito da foto: alexzarubi/Unsplash