O final de semana chega com mais um debate relevante para quem atua na indústria de hospitalidade brasileira: com expansão impressionante nos últimos anos, estaria o mercado de multipropriedade se aproximando de uma saturação? Há risco de sobreoferta no setor? Para ampliar as discussões sobre a questão, o Hotelier News convidou Ronaldo Fagundes, vice-presidente de Hospitalidade da Gramado Parks, para participar da sessão Opinião de hoje (22). Leia abaixo seu artigo que responde à ponderação do título.


O mercado de multipropriedade é relativamente novo no Brasil, mas tem ganhado a atenção e o interesse dos clientes. Enxergo que esse mercado não está em sobreoferta. O que acontece é que a multipropriedade está lidando com uma expansão considerável de novos entrantes e alguns projetos específicos. Uma expansão que tem sido impulsionada por donos de terrenos que querem potencializar o seu VGV (Valor Geral de Vendas), mas em destinos que não fazem muito sentido com o propósito da multipropriedade, em pontos sem vida turística ativa no decorrer do ano e baixa infraestrutura de lazer. Logo, alguns locais terão muita oferta e pouca demanda.

Acredito que as empresas que conseguirem desenvolver um volume grande de destinos com diversidade e complementariedade entre eles (praia, campo e serra, por exemplo), em diversas regiões do Brasil, terão uma vantagem muito maior na relação de oferta e demanda. Esses players poderão oferecer um produto multidestino que se encaixará perfeitamente aos anseios do consumidor.

Na Gramado Parks, atuamos com uma estratégia 360º, que nos diferencia no mercado: incorporamos, comercializamos e operamos nossos próprios hotéis, além de oferecermos todo o entretenimento para proporcionar a melhor experiência aos nossos clientes. Também já estamos trabalhando para identificar e desenvolver destinos que tenham extremo potencial turístico e que sejam complementares entre si, oferecendo um portfólio multidestino que faça sentido e agregue valor às famílias. Nosso objetivo é proporcionar toda qualidade que os consumidores exigem para realizar diferentes atividades de trabalho e, ao mesmo tempo apreciar o destino turístico escolhido por eles.

Olhando para o mundo atual, é perceptível que, com o início da pandemia de Covid-19, passamos e ainda estamos enfrentando significativas mudanças em diferentes âmbitos. O turismo foi um dos segmentos mais afetados, mas também vejo o mercado de trabalho, por exemplo, como uma das áreas que foi diretamente impactada pelas mudanças que a pandemia nos impôs. Frequentemente escutamos sobre as transformações globais e a consolidação do Work from Everywhere, que configura uma nova mentalidade para o mundo corporativo e se refletirá no turismo.

Ronaldo Fagundes - Opinião Sobreoferta Multipropriedade 1

 

“Nesse cenário, a multipropriedade, antes voltada principalmente para o momento de férias, ganha uma nova relação com os seus clientes. No pós-pandemia, ela deixará de ser restrita a um momento do ano e passará a ser um produto mais amplo e utilizado em diferentes ocasiões “

Ronaldo Fagundes, vice-presidente de Hospitalidade da Gramado Parks

 

Diante disso, acredito que o turismo será extremamente expandido e a multipropriedade se encaixará perfeitamente nesse “novo mundo”, pois as relações de trabalho, estudo e o estilo de vida das pessoas estão se reconfigurando, com muito mais flexibilidade e mobilidade geográfica. Nesse cenário, a multipropriedade, antes voltada principalmente para o momento de férias, ganha uma nova relação com os seus clientes. No pós-pandemia, ela deixará de ser restrita a um momento do ano e passará a ser um produto mais amplo e utilizado em diferentes ocasiões.

Logo, empresas que conseguirem desenvolver empreendimentos voltados para esse novo lifestyle em destinos incríveis e que proporcionem a experiência completa com qualidade para trabalhar, estudar e entreter, terão sucesso em suas empreitadas. A multipropriedade também poderá se tornar um diferencial e atrativo competitivo para as empresas oferecerem aos seus colaboradores, proporcionando a experiência de trabalharem e vivenciarem um ambiente novo, além de usufruírem um local agradável e com todas as comodidades de um hotel.

(*) Créditos das fotos: Divulgação/Gramado Parks