Segundo informações divulgadas no último dia 15 pelo governo dos EUA, a partir do dia 8 de novembro, cidadãos estrangeiros totalmente vacinados vindos de 33 países, incluindo o Brasil, poderão voltar a solicitar entrada no país, tanto por vias aéreas quanto terrestres.

No mês passado, autoridades do país já haviam anunciado que a Casa Branca tinha intenção de retirar as restrições em novembro, mas sem especificar a data, idade mínima para estar vacinado ou as vacinas que serão aceitas. No último dia 8, o Departamento de Saúde dos EUA comunicou que serão aceitas todas as vacinas atualmente aplicadas, exceto a russa Sputnik-5.

“Embora o presidente Biden tenha sido contra a reabertura no início deste ano, é notório que já não fazia mais sentido manter as restrições sanitárias com muitos países. No Brasil, por exemplo, já existe um avanço significativo no número de pessoas vacinadas”, afirmou Felipe Alexandre, advogado brasileiro/americano de imigração.

“Além disso, Biden já vinha sofrendo uma grande pressão interna por parte da indústria americana do turismo, que foi a que mais sofreu durante a pandemia nos EUA, para reabertura das fronteiras. O turismo representa 2,8% do PIB americano (US$ 712 bilhões) e 77 milhões de pessoas visitam o país anualmente”, completou.

EUA: estrangeiros deverão comprovar vacinação

Além do comprovante de vacinação, os viajantes estrangeiros ainda precisarão apresentar um resultado negativo de Covid-19 de até três dias antes da viagem, além de passaporte válido e visto americano.

“A notícia da reabertura vem em um excelente momento, em que as entrevistas de vistos também já estão sendo retomadas aos poucos nos postos consulares americanos do Brasil, que voltaram a disponibilizar agendamentos online, embora ainda com uma lista de espera bem maior do que o normal, para conseguir uma data de entrevista”, analisou Alexandre, que atende brasileiros em processos de vistos e green cards.

Ele afirmou ainda que a expectativa é de que até dezembro todos os setores da Embaixada e dos Consulados americanos no Brasil já estejam operando com 100% de capacidade, implicando na diminuição do tempo de espera para quem solicitar um visto.

(*) Crédito da foto: blende 12/Pixabay