O impacto da pandemia no setor de turismo ainda é incalculável, mas alguns números já nos dão alguma noção dos prejuízos. Segundo a FecomercioSP, só no Brasil o segmento perdeu R$ 46,7 bilhões em faturamento entre março e outubro de 2020. De acordo com a UNWTO (United Nations World Tourism Organization), os fluxos internacionais de turistas devem cair 22% neste ano. Em estudo a pedido da Forbes, a empresa Geofusion aponta a média de hotéis e restaurantes fechados em 10 regiões turísticas do país.

O levantamento foi feito com hotéis, pousadas, bares, lanchonetes e restaurantes de Fortaleza (CE); Natal (RN); Maceió (AL); Gramado (RS); Rio de Janeiro (RJ); Porto Seguro (BA); Ipojuca (PE); Salvador (BA); São Paulo (SP) e Campos do Jordão (SP), destinos mais procurados por turistas segundo o MTur (Ministério do Turismo).

O estudo foi desenvolvido com base nas transações realizadas pelos estabelecimentos com cartões de crédito e débito entre os meses de janeiro e outubro de 2020. De acordo com a análise, cidades menores com grandes demandas turísticas foram as mais afetadas, como Ipojuca, Campos do Jordão e Porto Seguro. Já as capitais nordestinas sofreram impacto moderado, enquanto o eixo Rio x SP, por se tratarem de grandes metrópoles com outras atividades econômicas registraram perdas menos significativas.

O período entre maio e agosto foi o de maior impacto para o setor. Nos meses seguintes, os estabelecimentos iniciaram seu caminho de retomada. Em setembro, quase todos os hotéis e restaurantes de todas as regiões pesquisadas estavam operando, impulsionados pelo Feriado da Independência.

Impacto da pandemia: média regional

Abaixo, você confere a média de bares, restaurantes e hotéis fechados entre janeiro e outubro:

Ipojuca (PE): 13,05%
Porto Seguro (BA): 12,24%
Campos do Jordão (SP): 7,82%
Salvador (BA): 7,25%
Natal (RN): 6,53%
Maceió (AL): 6,27%
Rio de Janeiro (RJ): 6,02%
Fortaleza (CE): 5,39%
São Paulo (SP): 4,76%
Gramado (RS): 3,41%

(*) Crédito da foto: GettyImages