A tão esperada luz no fim do túnel finalmente apareceu e o mercado hoteleiro já dá sinais de reação. Enquanto a vacinação ganha robustez no Brasil, restrições de circulação vão sendo flexibilizadas. Diante de um contexto animador, os empreendimentos começam a se preparar para receber hóspedes ávidos por viajar. É neste cenário que a Escola para Resultados reforça suas consultorias especializadas e treinamentos customizados voltados ao setor.

Após tantas mudanças de comportamento do consumidor, implantação de protocolos, medos e inseguranças, o atendimento ganha um novo papel. De nada adianta investir em reformas e melhorias estruturais sem uma equipe devidamente capacitada para acolher clientes carentes da boa e velha hospitalidade.

Sabendo que cada hotel é único em suas características e necessidades, a Escola para Resultados oferece o In Company. Composto por um time de especialistas, a instituição promove capacitação de processos operacionais, ações estratégicas, além de treinamentos de colaboradores e líderes.

“A hotelaria já começa a dar sinais de recuperação e as contratações para a temporada de julho e segundo semestre estão acontecendo. Muitos empreendimentos operam com altas ocupações, principalmente no lazer, apontando aquecimento. Para atender os clientes com excelência, o In Company auxilia no processo de retomada dentro da cultura empresarial, modelos de atendimento e entregas de serviços”, explica Jeferson Munhoz, diretor da Escola.

O braço de ensino oferece um leque de cursos que navegam pelos principais departamentos hoteleiros como Governança, A&B (Alimentos & Bebidas), RM (Revenue Management), Guest Experience, Customer Care, Mixologia, Vendas, entre outros.

“São temas relevantes que as empresas estão buscando para a retomada. Abordamos processos importantes como atendimento, central de reservas, recepção, preparação de líderes, etc. Temos multiplicadores preparados para desenhar os serviços seguindo a cultura organizacional de cada cliente”, destaca Munhoz.

Vale ressaltar também que a Escola para Resultados promove treinamentos de In Company especiais voltados para lideranças, gestão criativa e planejamento estratégico para o futuro. “Desta forma, ajudamos os hotéis a trabalharem suas lideranças com mais empatia e de forma mais próxima aos colaboradores. Na gestão criativa, a proposta é aprender a fazer mais com menos utilizando a criatividade para novos serviços. Por fim, fazemos a construção de um planejamento estratégico a curto, médio e longo prazo”, pontua o diretor.

escola para resultados - gabriela berté

Gabriela Berté realiza consultorias desde 2012

Escola para Resultados: desenvolvimento

Até o momento, a instituição realizou 12 In Companies com empresas como Club Med e Bourbon Dom Ricardo Aeroporto Curitiba Hotel. Dentre os multiplicadores está Gabriela Berté, que presta consultoria hoteleira desde 2012. A profissional explica que atualmente as maiores demandas são de resorts e empreendimentos voltados ao lazer.

“Existem ainda outras demandas como para hotéis urbanos e restaurantes, mas em menor escala. São propriedades que precisam contratar equipes rapidamente e têm a necessidade de realizar treinamentos. Muitas estruturas ficaram fechadas e agora precisam de gente, pois os clientes estão mais exigentes”, contextualiza Gabriela.

A consultora explica que os clientes já chegam com demandas específicas por um briefing. Ela destaca que a chave para um bom trabalho é entender a cultura e filosofia de cada empresa e seguir a linha de treinamento de acordo com os valores organizacionais. “Cada empresa atua com um nível de material diferente. Outro ponto relevante é conhecer a estrutura da propriedade, se é um hotel que está em fase de abertura ou já está operando. São approachs distintos”.

Com o material desenvolvido de acordo com as particularidades de cada empreendimento, a Escola para Resultados entra com as capacitações. Gabriela salienta que um treinamento efetivo não é feito apenas uma vez, mas repassado constantemente. “É importante que as lideranças tenham uma participação efetiva nos treinamentos e esclareçam a razão do consultor estar ali. A comunicação tem papel fundamental, pois a consultoria dá as ferramentas para o desenvolvimento dos funcionários”.

Uma análise de diagnóstico é feita e o multiplicador da Escola acrescenta suas visões e opiniões ao trabalho. Em conjunto com as lideranças, o profissional discute quais as prioridades dentro de uma lista de tarefas a serem feitas. “É preciso vestir a camisa da empresa, falar a língua dela. Utilizamos técnicas de coaching, que é um diferencial no resultado. É uma forma de criar engajamento dos funcionários e valorizar as lideranças”, diz a consultora.

Gabriela ainda explica que terminado o trabalho, entre 60 e 90 dias, uma nova avaliação é feita para entender se os ensinamentos foram absorvidos e mantidos no dia a dia da operação. “Os treinamentos são dinâmicos e precisam ser reciclados. Os hotéis não podem relaxar com protocolos, por exemplo. Capacitações oferecem resultados rápidos, demandam baixos investimentos e são perceptíveis aos hóspedes. É uma relação de ganha-ganha para todas as áreas”.

Para saber mais sobre o In Company da Escola para Resultados acesse o link. Vale ressaltar também que a instituição agora conta com um banco de currículos próprio para empresas e profissionais que buscam mão de obra especializada e recolocação no mercado de trabalho.

(*) Crédito da capa: dylangillis/Unsplash

(**) Crédito da foto: arquivo pessoal