O impacto ambiental causado pelo setor hoteleiro vem sendo amplamente discutido não só entre players do mercado, mas também cobrado por hóspedes e clientes. Muitos empreendimentos já adotam medidas ecologicamente corretas, porém muitos hotéis ainda patinam para implementar medidas menos agressivas ao meio ambiente. Para auxiliar propriedades que ainda têm dificuldade em virar essa chave, a Escola para Resultados, que acaba de completar dois anos de atividades, lança o curso 8 Passos para tornar seu hotel sustentável.

Ministrado em formato de webinar por Danielli Nobrega, gerente Nacional de ESG (Environmental, Social and Governance) da Intercity, o módulo abordará conceitos e práticas aplicáveis em empreendimentos hoteleiros que minimizem os danos ao meio ambiente.

“É um tema global de todos os segmentos que não se aplica a apenas um mercado. A hotelaria precisa se envolver, pois é um assunto do interesse de todos. O setor vem de encontro com essa conscientização das empresas, que possuem um papel fundamental nessa revolução ambiental, social e corporativa para um mundo mais saudável para as próximas gerações”, comenta a multiplicadora.

Escola para Resultados - curso - sustentabilidade - danielli

Danielli é diretora de ESG na Intercity

Escola para Resultados: o curso

Marcado para acontecer entre os dias 9 e 11 de novembro, das 18h30 às 21h45, o módulo abordará o conceito de ESG, sustentabilidade e a relação da sigla com a hotelaria. “Após essa pincelada inicial, onde colocamos o aluno dentro desse cenário, vamos mostrar na prática como tais ações estão muito próximas a nós, no nosso dia a dia. São pequenas atitudes, que independente do tamanho do empreendimento, fazem a diferença para esse movimento de melhoria do mundo”, acrescenta Danielli.

De acordo com a multiplicadora, a intenção do curso é apresentar maneiras de colocar em prática medidas sustentáveis nas operações. Danielli foi a responsável pela implantação do Intercity LED Águas Claras, um case de sucesso quando se trata de ESG. “Utilizamos todos os conceitos e objetivos da ONU. Vamos aprender como uma simples troca de lâmpada, por exemplo, até grandes investimentos, como a construção de usinas fotovoltaicas, podem fazer parte desse pacote de ações”.

Além de Águas Claras, Danielli trará outros exemplos de empreendimentos sustentáveis e práticas para a rotina das atividades. “A ideia é que os participantes saiam do curso com uma planilha de medidas que podem ser implementadas a curto, médio e longo prazo. Vale lembrar que o plano de ESG nunca termina, pois sempre temos mudanças, inovações e novas tecnologias”, complementa.

Conteúdo programático

1. Energia:

– O que é energia limpa e opções de redução de consumo,
– Métodos de economia

2 .Reuso de águas:

– Como reduzir e opções de uso da água da chuva e esgoto.
– Ações de redução de consumo
– Investimentos de redução

3. Reciclagem:

– Gerenciar o lixo é sustentável e rentável
– Como definir os resíduos
– Como organizar o processo de separação
– Como identificar parceiros
– Como treinar o time

4. Alimentos & Bebidas:

– O local com foco no bem-estar,
– Como identificar materiais recicláveis
– Como tratar resíduos orgânicos
– Como montar uma horta
– Um olhar sustentável no cardápio

5. Analise sua operação

– Cada detalhe faz diferença na busca da sustentabilidade.
– Como identificar locais de ação na operação

6. Trabalhe com fornecedores sustentáveis,

– Toda a cadeia deve ser envolver

7. Como engajar o time neste conceito,

– Sustentabilidade é de todos

8. Como envolver a Comunidade,

– Ajudar a comunidade é TOP

Para mais informações e inscrições, acesse o site da Escola para Resultados no link.

(*) Crédito da capa: Pixabay

(**) Crédito da foto: arquivo pessoal