Se a pandemia trouxe algum ensinamento aos setores que movem a economia do país, é a necessidade e capacidade de adaptação. No último ano, empresas tiveram que transformar suas operações e rotinas em prol de um novo momento da humanidade. Quem não o fez, acabou ficando para trás. Diante de um cenário desafiador, a Escola para Resultados completa dois anos de atividades e o êxito nos negócios que veio da sensibilidade de entender as dores do mercado em tempos difíceis, repensar formatos de entrega e fazer da capacitação a bandeira para superar crises.

Desde o ano passado, as aulas passaram a ser ministradas online, via webinar ou EAD. Dar maior flexibilidade aos participantes e trazer temas relevantes para o setor foram pontos que levaram a instituição a um novo patamar. Além das capacitações individuais, nasceu também o In Company, treinamentos para empresas que desejam aprimorar seus serviços em diferentes frentes como governança, precificação, customer experience, gestão de eventos, A&B, entre outros.

Nestes dois anos, a Escola se consolidou como um dos principais players de capacitação hoteleira, sendo hoje também responsável pela curadoria do FHAN (Fórum de Hospedagem e Alimentação Nordeste), que acontece dentro do HFN (Hotel & Food Nordeste), em parceria com o Hotelier News.

escola para resultados - jeferson munhoz

Buscamos alternativas com criatividade, diz Munhoz

Escola para Resultados em números

E os números falam por si só. Em 2020, no aniversário de um ano da instituição, 200 alunos haviam sido capacitados. Um ano depois, cerca de 1 mil profissionais foram impactados diretamente com 26 cursos e 500 pessoas comprando os módulos disponíveis na plataforma EAD. No total, são 1,5 mil alunos que passaram pela Escola, levando em conta também os treinamentos In Company.

“Completamos dois anos e estamos felizes com os resultados alcançados até aqui. A Escola para Resultados nasceu pouco antes do Covid-19, logo, tivemos apenas alguns meses de normalidade. Após a pandemia, construímos um universo de trabalho dentro dessa nova realidade, o que foi muito desafiador. O lado bom de tudo isso é que buscamos alternativas, recursos e parcerias com muita criatividade”, celebra Jeferson Munhoz, diretor de Marketing e Vendas da HotelCare e sócio da instituição.

O apoio institucional por parte de entidades e patrocinadores do setor, como FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), Resorts Brasil, ABIHs estaduais, Erbon, Omnibees, Grupo R1, App Sistemas, Pmweb, dentre outros, reforça o espaço conquistado pela Escola dentro do setor hoteleiro.

“Os últimos dois anos foram períodos de muito ensinamento e aprendizado para trilhar o caminho da instituição e oferecer o melhor a todos os profissionais. A capacitação é a base de qualquer indústria, principalmente de hotelaria e hospitalidade. Temos a certeza de que 2022 será um ano de mais conquistas e entrega de muitas soluções ao mercado”, acrescenta Peter Kutuchian, CEO do Hotelier News e sócio da Escola.

Nas campanhas de social media, mais de meio milhão de pessoas foram impactadas e o site alcançou a marca de 30 mil views com média acima de dois minutos de visita. A base de dados conta com mais de 10 mil alunos cadastrados, além de quase 1 milhão de impressões em banners e portais segmentados do setor hoteleiro. Em 2020, a empresa promoveu lives a cada 15 dias, com audiência de mais de 50 mil visualizações.

“Percebemos que o setor estava carente de dinâmicas educacionais modernas e diferenciadas. Com a pandemia e os hotéis fechados, tivemos nossos cursos lotados, o que foi uma boa surpresa. Entendemos que com o interesse dos empreendimentos e da pessoa física, daqui pra frente é um crescimento vertiginoso, pois a qualidade de mão de obra em todos os níveis hierárquicos só vem por meio da educação, o que muitas vezes é um fator que acaba travando o crescimento do turismo”, complementa Daniel Mourão, CEO da BBro Comunicação e terceiro sócio da Escola.

escola para resultados - peter kutuchian

2022 será um ano de mais conquistas, prevê Kutuchian

Próximos passos

Segundo Munhoz, a instituição vem passando por um momento de reflexão estratégica para debater qual será o direcionamento em 2022. A expectativa é que as aulas presenciais retornem e novos cursos sejam adicionados à grade curricular. “O presencial é importante pela troca e networking. Estamos desenhando novidades e modelos, olhando sempre para o benchmarking, além de ajudar empresas a qualificarem sua mão de obra. Com a retomada, os hotéis estão recontratando e precisarão de ajuda”.

A Escola também focará mais em conhecimentos práticos do que teóricos, trazendo novos temas. “Muitos cursos deram certo durante a pandemia, mas o que não deu pode se encaixar no futuro. Também moldamos os módulos dependendo da necessidade dos clientes e estamos preparados para atender a dor dos hotéis, traçando uma trilha educacional dedicada àquele problema ou demanda”, destaca Mourão.

escola para resultados - daniel mourão

Mourão: estamos prontos para atender as dores dos hotéis

A opinião dos alunos

O Hotel Dom Rafael, localizado em Santa Maria (RS), conheceu a Escola para Resultados com o curso “4 E’s para Encantar”, em novembro de 2020. A capacitação foi feita a distância pelas principais lideranças do empreendimento, em formato In Company. Na última aula, o Jeferson conseguiu vir até aqui para ministrar presencialmente. Acabamos outros cursos pontuais sobre gestão financeira, comercial e estratégias de marketing”, explica José Rafael Dimpério, gerente geral da unidade.

O executivo conta que uma das dificuldades da capacitação no setor é encontrar profissionais que falem a mesma língua e entendam as dores do hoteleiro. “Havia o empecilho de encontrar cursos na nossa área com professores que entendam o segmento. Aprendemos com profissionais de alto escalão, o que dificilmente se consegue no Rio Grande do Sul, em uma cidade a 300 quilômetros de Porto Alegre”, diz Dimpério.

Revenue Manager da Swan Hotéis, Sheila Arnecke participou de um dos módulos de RM, outro voltado para a área de marketing e o curso focado em Black Friday. “A Escola traz multiplicadores com bagagem do setor, nos dando acesso a bons profissionais. Cursos físicos na hotelaria já são difíceis e eles entregam isso sem nenhum deslocamento. Me deu muitos insights e ideias para o meu trabalho que consegui colocar em prática, trazendo resultados”.

Vale lembrar que para comemorar os dois anos de atividades, a Escola para Resultados está com 15 dias de promoção com 50% de desconto em todos híbridos de outubro, novembro e dezembro, e também na plataforma EAD. Para saber mais acesse o link.

(*) Crédito das fotos: Divulgação