Na noite deste domingo (27), Eraldo Alves, ex-presidente da ABIH-Nacional (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Brasil), faleceu aos 67 anos. O também secretário executivo da Cetur (Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade) da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) vinha lutando contra leucemia há anos. Ainda não foram confirmados detalhes sobre o velório e sepultamento.

Em julho deste ano, Alves recebeu o título de membro honorário do Brasil CVB (Brasil Convention & Visitors Bureau) por Márcio Santiago de Oliveira, presidente da entidade. A ideia era entregar a homenagem em março, durante o Congresso Brasileiro de 2020, mas devido à pandemia, a honraria foi feita de forma virtual.

“Foi um prazer ter participado desse momento da ABIH-Nacional nas mãos do Eraldo. Ele foi um dos primeiros presidentes da entidade a dar pujança à associação colocando a ABIH em Brasília e dando inícios aos trâmites e mudanças para deixar um legado aos seus sucessores”, comenta Peter Kutuchian, CEO do Hotelier News.

Para o presidente da FBHA (Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação), Alexandre Sampaio, além de amigo, Alves era uma referência para o turismo brasileiro. “Ajudou muito a construir o legado da CNC neste campo, nos últimos anos. Além de hoteleiro de formação na Suíça e poliglota, foi, desde cedo, após a volta da Europa, o dirigente do Hotel Eron (fundado por seu tio), aonde muito jovem pôde exercer todo seu conhecimento com simpatia e competência”.

“A hotelaria nacional está de luto com o falecimento do nosso querido Eraldo Alves, um grande homem, ex presidente da ABIH Nacional e um exemplo de pessoa e profissional que deixará um grande vácuo na indústria nacional de turismo e no coração de todos aqueles que o conheceram. Que Deus conceda eterno descanso à sua alma e conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor”, lamentou Manoel Linhares, atual presidente da ABIH-Nacional, em nota.

Eraldo Alves: carreira

Natural de São Paulo, o profissional atuou no setor por mais de 40 anos. Alves foi membro do Conselho Nacional da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagens); diretor e vice-presidente da Fecomercio-DF (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal); fundador e presidente do Sindetur-DF (Sindicato das Empresas de Turismo do Distrito Federa); primeiro vice-presidente do Sindhobar-DF (Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Distrito Federal); secretário-geral da CNC; membro da Abevt (Academia Brasileira de Eventos e Turismo) e membro dos Conselhos Regionais do Sesc e Senac do Distrito Federal.

Eraldo Alves era formado em Administração e Direito com MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV (Fundação Getulio Vargas) e deixa dois filhos.

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal