De Goiânia, Goiás*

Assa Abloy Global SolutionsBertozo: utilização da tecnologia de abertura móvel está em ascensão

A Assa Abloy Global Solutions está expondo na Equipotel Regional 2019, feira que está acontecendo desde ontem (8) no Centro de Convenções de Goiânia. A principal feira do setor do país é realizada em conjunto com o Conotel (Congresso Nacional de Hotelaria), cuja abertura ocorreu também nesta quarta-feira.  

"Estamos reforçando as fechaduras que são acionadas por smartphones, tecnologia que é uma tendência cada vez maior no mercado hoteleiro mundial e brasileiro", comenta Thiago Bertozo, diretor Comercial da Assa Abloy Global Solutions.

O executivo explica que o sistema economiza o tempo do hóspede e investimentos pelos hoteleiros nos cartões magnéticos ou de aproximação, também conhecidos por RFID (Rádio Frequencia). "Ao invés do hospede pegar um cartão na recepção, ele utiliza o próprio smartphone dele. Isso é mobilidade e traz tecnologia para o hotel, que é muito similar aos das companhias aéreas", completa.

Assa Abloy Global Solutions: tecnologia em ascenção 

Indagado pela reportagem do Hotelier News sobre qual o prazo que a tecnologia móvel de abertura de portas estará implantada no mercado brasileiro, Bertozo responde que os principais hotéis no Brasil estarão com a solução em até dois anos. "As grandes corporações como a Marriott e Rede Pontes já estão trabalhando. Já implantamos nas unidades São Paulo Airport Marriott e Renaissance, e no Atlante Plaza, em Recife", diz.

Outra vantagem para o hoteleiro, que já possui fechaduras com cartão magnético ou de aproximação e deseja mudar para via bluetooth, é o custo baixo de implantação. "O investimento é muito atrativo para o cliente Assa Abloy. Para um hotel novo há também a vantagem modular, que pode começar com uma RFID e adicionar o bluetooth, posteriormente. Temos linhas de produtos como Essence com bluetooth já embutido na fechadura", explica Bertozo.

O diretor Comercial da Assa Abloy Global Solutions diz também que o hoteleiro pode selecionar um andar e transformar os apartamentos em um novo segmento. "Com a tecnologia móvel, o cliente pode criar novos segmentos de habitações, melhorando a performance na receita. Com certeza, temos soluções para todos as categorias de empreendimentos, desde pousadas até hotéis de grande porte. Nossos preços são personalizados", finaliza.

(*) A reportagem do Hotelier News viaja para Goiânia a convite da Equipotel e ABIH Nacional.

(**) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News.