A IA (Inteligência Artificial) generativa vem ganhando cada vez mais adeptos no setor hoteleiro. Com seu alto potencial de resposta e personalização, a tecnologia passa a fazer parte também do portfólio da HSystem — que anuncia o pré-lançamento da novidade durante a 60ª edição da Equipotel.

Utilizando as funcionalidades do ChatGPT, a IA é a evolução do Hbot — chatbot fornecido pela empresa. “A hotelaria pode esperar um grande lançamento. O robô promoverá uma conversa melhor, tirando dúvidas e interagindo com o usuário de forma mais humana. Essa tecnologia traz mais qualidade ao atendimento em escala que o setor demanda”, enfatizou Diego Corrêa, CMO da HSystem, que completou 11 anos de atuação no mercado em 2023.

O bot da empresa pode ser personalizado de acordo com o perfil de cada empreendimento. Ou seja, os hotéis podem definir a “personalidade” da IA, que ditará a maneira como a assistente virtual responde aos clientes. “Pode ser mais despojado, por exemplo. O hotel pode escolher um nome e como a tecnologia deve se portar”, explicou Corrêa.

O CMO da HSystem acrescentou que a proposta do ChatGPT dentro do contexto hoteleiro é que a IA se torne uma especialista naquele determinado empreendimento. “Conseguimos fazer com que o ChatGPT responsa de maneira natural e fluida, ligando conceitos do hotel, como a oferta de gastronomia”.

Hoteleiros presentes na Equipotel poderão entrar para a lista de espera de implantação de projeto piloto do Hbot. Até o momento, 150 propriedades já estão na fila para testar a novidade.

Revenue management

Durante a feira de hospitalidade, a HSystem também destaca sua ferramenta de RM (revenue management), que traz novas evoluções. “Agora, temos flutuação tarifária automática e avançada, seguindo diferentes critérios de mercado”, disse Corrêa.

Com mais de 2 mil hotéis em sua base, cerca de 350 utilizam o RM da HSystem. Todavia, a empresa espera aumentar a cota para 800 propriedades em 2024. “O RM tem se popularizado bastante e o hoteleiro não precisa mais de tanta teoria. Desde que o hotel flutue tarifas de forma conservadora e de acordo com o seu escopo de mercado, é possível criar uma estratégia básica de precificação”, conclui o CMO.

Atualmente, a HSystem possui um ecossistema com cinco ferramentas:

  • Site;
  • Motor de reservas;
  • Gestor de canais integrado;
  • Chat;
  • RM

(*) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News