Equipotel: HSystem entra na briga de IA generativa para hotéis
21 de setembro de 2023A IA (Inteligência Artificial) generativa vem ganhando cada vez mais adeptos no setor hoteleiro. Com seu alto potencial de resposta e personalização, a tecnologia passa a fazer parte também do portfólio da HSystem — que anuncia o pré-lançamento da novidade durante a 60ª edição da Equipotel.
Utilizando as funcionalidades do ChatGPT, a IA é a evolução do Hbot — chatbot fornecido pela empresa. “A hotelaria pode esperar um grande lançamento. O robô promoverá uma conversa melhor, tirando dúvidas e interagindo com o usuário de forma mais humana. Essa tecnologia traz mais qualidade ao atendimento em escala que o setor demanda”, enfatizou Diego Corrêa, CMO da HSystem, que completou 11 anos de atuação no mercado em 2023.
O bot da empresa pode ser personalizado de acordo com o perfil de cada empreendimento. Ou seja, os hotéis podem definir a “personalidade” da IA, que ditará a maneira como a assistente virtual responde aos clientes. “Pode ser mais despojado, por exemplo. O hotel pode escolher um nome e como a tecnologia deve se portar”, explicou Corrêa.
O CMO da HSystem acrescentou que a proposta do ChatGPT dentro do contexto hoteleiro é que a IA se torne uma especialista naquele determinado empreendimento. “Conseguimos fazer com que o ChatGPT responsa de maneira natural e fluida, ligando conceitos do hotel, como a oferta de gastronomia”.
Hoteleiros presentes na Equipotel poderão entrar para a lista de espera de implantação de projeto piloto do Hbot. Até o momento, 150 propriedades já estão na fila para testar a novidade.
Revenue management
Durante a feira de hospitalidade, a HSystem também destaca sua ferramenta de RM (revenue management), que traz novas evoluções. “Agora, temos flutuação tarifária automática e avançada, seguindo diferentes critérios de mercado”, disse Corrêa.
Com mais de 2 mil hotéis em sua base, cerca de 350 utilizam o RM da HSystem. Todavia, a empresa espera aumentar a cota para 800 propriedades em 2024. “O RM tem se popularizado bastante e o hoteleiro não precisa mais de tanta teoria. Desde que o hotel flutue tarifas de forma conservadora e de acordo com o seu escopo de mercado, é possível criar uma estratégia básica de precificação”, conclui o CMO.
Atualmente, a HSystem possui um ecossistema com cinco ferramentas:
- Site;
- Motor de reservas;
- Gestor de canais integrado;
- Chat;
- RM
(*) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News