Equipotel - Roberto BertinoBertino: 'atuamos em um segmento no qual cada centavo faz diferença'

Na sequência do II Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes (FBHI), aberto agora há pouco durante a Equipotel, Roberto Bertino, presidente da Nobile Hotéis, ministrou a palestra “5 passos para criar vantagens competitivas para seu hotel”.

O executivo abriu os trabalhos mostrando alguns dados ligados atualmente ao setor hoteleiro. Os números mostram um diagnóstico difícil do mercado, apesar da retomada recente. A verdade é que, de fato, tarifas baixas e margens apertadas marcam o desempenho do segmento, destacou Bertino.

“Em 14 anos de amostras da JLL (Jones Lang LaSalle), a melhor diária média no país foi de R$ 267 em 2014, com R$ 173 de RevPar, e tudo em função da Copa do Mundo. De lá pra cá, estamos com RevPar de R$ 135”, mostrou o presidente da Nobile Hotéis. “Agora, leve em conta que os custos subiram bastante nesses cinco anos. Essa é nossa realidade, está difícil ganhar dinheiro e ninguém fica satisfeito com os resultados”, completa.

Na sequência, Bertino apresentou outros dados da JLL que ressaltam a força da hotelaria independente, que representa 77,9% do mercado. “Então, se a hotelaria nacional tem um cara, ela certamente não é de rede. Por isso, acredito muito na força da hotelaria independente. Temos que pegar todo esse potencial, que está disperso, para não só vender mais, mas também melhorar outros aspectos de gestão e competitividade”, acredita.

Equipotel: os cinco passos

Bertino fechou sua apresentação ensinando que, para um player de qualquer indústria, ter posicionamento de mercado é vital. Segundo ele, há três caminhos possíveis: ser líder por custo (para elevar margens), por valor (para fazer o cliente aceitar pagar o que você cobra) ou por produto (investe-se para ter o melhor produto do mercado).

Equipotel - palestra fórum independenteBertino chamou Neila Araújo, da Ameris, e Rodolpho Berardinelle, da HotelShop, para ampliar o debate

“Para ser líder de mercado, tem que saber se posicionar, não tem jeito. Agora, o desafio na hotelaria é que você precisa estar bem posicionado nesses três aspectos”, disse Bertino. “É preciso ter em mente que, no contexto atual da hotelaria, estamos em um negócio no qual centavos fazem diferença. É preciso estar atento a cada detalhe”, avalia.

Por isso, Bertino fechou sua apresentação citando os 5 passos que podem ajudar hoteleiros independentes a ter vantagens competitivas. “Enfim, são dicas que permitirão a esses empreendimentos estar bem posicionado no mercado”, comentou. São eles:

  • Padrões operacionais: é um fator que reflete diretamente na relevância do seu produto. Entre outras coisas, invista na qualificação da sua equipe.
  • Fidelização: o cliente precisa ser recorrente, até para comprar diretamente com seu hotel depois. Invista na experiência dele no hotel para que sinta o valor no seu produto e se fidelize.
  • Tecnologia: no mundo digital atual, é muito importante. No entanto, muitas vezes custa caro. Ainda assim, vale o investimento, porque agrega valor e gera resultado.
  • Poder de venda: fazer isso sempre via OTA reduz o lucro do hotel. Neste sentido, é preciso fazer uma boa gestão de canais para maximizar as receitas.
  • Poder de compra: hotéis independentes têm mais dificuldade para fazer compras de insumos, até em função dos volumes envolvidos. Hoje, existem ferramentas digitais que podem ajudar hoteleiros a conseguir as melhores cotações.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News