Equipotel: bem-estar e design como parte do planejamento estratégico hoteleiro
27 de outubro de 2020Em sua primeira edição virtual, a Semana da Hospitalidade, promovida pela Equipotel, começou suas atividades hoje (27). Com término na sexta-feira (30), o evento traz conteúdos relevantes ao setor como forma de fomentar negócios e informações, visto que a feira foi adiada para 2021.
Abrindo os painéis da Arena do Saber, Daniel Pereira, gerente de Produto da Equipotel e Gabriela Otto, presidente da HSMAI Brasil fizeram as honras da casa. “Será uma semana repleta de atrações e conteúdos. Desenvolvemos um trabalho para fazer uma entrega de qualidade neste formato digital, já nos preparando para 2021”, destaca Pereira.
Em sua fala, Gabriela ressalta a relevância da Equipotel para o mercado de hospitalidade, além de fazer um panorama sobre o cenário atual. “Falamos muito sobre o novo normal, mas o que existe é um normal temporário, que é necessário. Tudo passa pela consciência do empresário, do hóspede e do turista enquanto cidadãos. As pessoa confundem flexibilização com normalização, mas as coisas ainda não estão normais, existem regras que precisam ser cumpridas”.

Semana da Hospitalidade está em sua primeira edição online
Equipotel: bem- estar e design
Para abrir os debates, a Equipotel promoveu o painel “Bem-estar e Design que impulsionam o Turismo”, com a participação de Talita Silvério (Amman Consultoria de Spas); Ana Pollak, gestora em Hospitalidade e Eduardo Manzano (EMDAStudio). Com o aumento pela procura de destinos e empreendimentos focados em wellness durante a pandemia, o nicho hoje representa 18% do turismo global, crescendo duas vezes mais que outros segmentos.
“É um mercado que tem muito ainda a ser explorado, principalmente no Brasil. Na pandemia, veio a conscientização do que é qualidade de vida, trazendo aspectos de bem-estar para as viagens”, comenta Talita.
Para Ana, essa mudança de comportamento do turista começou dentro de casa, quando muitas pessoas passaram a dar mais atenção a si mesmas e a praticar mais o autocuidado. “Neste ponto, muitas pessoas se voltaram mais para si. O bem-estar está em todos os aspectos da vida, seja em casa ou em um hotel”.
Diante deste cenário, qual o papel do design para promover a qualidade de vida que os clientes esperam? Segundo Manzano, uma coisa precisa estar atrelada a outra. “Hoje, não tem como pensar em hospitalidade sem pensar em bem-estar, independente da categoria do hotel. O wellness está ligado à experiência do hóspede, que paga para ter aquilo. Precisamos estar atentos à qualidade dos projetos e o retorno do hóspede, esta é a conjunção perfeita”.
O convidado ainda reforça a ideia de que os spas, por exemplo, são serviços que agregam valor aos empreendimentos, o que movimenta a cadeia de trabalho. “Se você foca no retorno do cliente, ele paga por isso, e gira a cadeia. Anos atrás não se falava disso, tudo era padronizado”, salienta.
Desta forma, hoteleiros precisam repensar a maneira de vender os serviços de bem-estar e incluí-los no planejamento estratégico. De acordo com Talita, o mercado ainda tem grandes dificuldades em comercializar os spas. “Tem que divulgar. Estamos falando como o turismo de bem-estar tem ganho relevância no mercado e para isso é preciso ter qualidade e planejamento. Não basta ter o spa ali e não vender. É preciso trabalhar divulgação, comunicação e sinalização. É um espaço que faz parte da estrutura do hotel”.
Ana complementa que, para isso, as equipes de vendas precisam entender a real importância do serviço como catalisador de negócios e agregar valor no momento da reserva. “Todos precisam agregar na venda daquele serviço. Os colaboradores indicam bares, restaurantes dentro do hotel e precisam indicar também os spas”.
(*) Crédito da capa: Unsplash
(**) Crédito da imagem: reprodução da internet