No dia 24 de novembro, a Equipotel 2021 promoverá a quinta edição do FBHI (Fórum Brasileiro de Hotéis Independentes), que acontecerá em paralelo a 58ª edição da feira. O evento será realizado no Expo São Paulo, com o objetivo de abordar as principais expectativas do mercado hoteleiro e preparar os empresários para a retomada do setor.

O tema deste ano será “Caminhos para recuperar seu hotel”, com debates sobre soluções, vantagens competitivas e estratégias para a hotelaria independente diante de um cenário pós-pandêmico. Dentre os assuntos em pauta estão: tecnologia e distribuição de vendas; modalidades de financiamento; liderança pós-pandemia e muito mais.

Nunos Jesus, CEO da Améris Hotéis é o curador responsável pelo conteúdo do FBHI e palestrante do evento. A programação ainda contará com a presença de Elaine Rodrigues, business development manager do Sabre; Lucas Obino, fundador e CEO da OSPA e Michel Otero; diretor de Obras e Projetos da Nobile.

Haverá ainda uma palestra sobre LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) com o advogado Paulo Silva e por fim, uma apresentação sobre o papel da liderança no pós-pandemia, com Marcelo Elias, professor da FGV.

“Vamos levar conhecimento e informações de alta relevância da atualidade aos hotéis independentes. Além, é claro, de ser um espaço para divulgação de novas tendências e para fazer networking. Espero que se confirme a recuperação do mercado. Mesmo que não seja na velocidade esperada, mas constante e significativa. Acredito que o mercado interno vai ter um crescimento mais acentuado”, comenta Jesus.

Equipotel 2021: Arena do Saber

A feira retorna em 2021 com a Arena do Saber, espaço desenvolvido para compartilhar conteúdos relevantes ao setor de hospitalidade. Os visitantes poderão participar de uma série de encontros para ficar por dentro das novidades da hotelaria mundial, além de ouvir especialistas brasileiros e estrangeiros. Professores, consultores e executivos do mercado apresentarão análises de dados macroeconômicos e tendências em governança, vendas, marketing e tecnologia.

Os debates terão Gabriela Otto, sócia-fundadora da Go Consultoria, presidente HSMAI Brasil, professora da Educação Executiva da ESPM, head de Fóruns da GoNext Governança e Sucessão e board member da WTM Latam, como curadora e mediadora.

No dia 22 de novembro, às 14h30, especialistas em segurança e riscos desmistificam a biossegurança e fazem um balanço do que a hotelaria aprendeu neste último ano. Em seguida, às 15h45, alguns dos mais importantes nomes da hotelaria brasileira debatem os principais legados da pandemia para o segmento. No mesmo dia, às 17h00, as vantagens e desvantagens da hotelaria independente e das grandes marcas serão tratadas por executivos de hotéis independentes e de grandes redes. Para encerrar a jornada, às 18h15, será discutido como as análises de dados e tecnologia estão à serviço das marcas.

Já no dia 23 de novembro, às 14h30, “Tendências e dicas práticas para uma distribuição hoteleira lucrativa” é o tema do primeiro encontro. Às 15h45 especialistas em gestão de recursos humanos conversam sobre o hoteleiro do futuro: seu perfil, expectativas e comportamento. A gestão de custos eficaz em hospedagem e A&B será discutida às 17h00. Encerrando o dia, às 18h15, grandes referências da área tratam de negociações otimizadas nos empreendimentos corporativos e de lazer.

O último dia da Arena do Saber tem início, às 14H30, com a palestra “Vantagens da Liderança Humanizada e Empática do Negócio”. O presidente executivo do FOHB, Orlando de Souza, e a diretora executiva da ABR, Ana Biselli, debatem, às 15h45, o novo ambiente de negócios e a visão das associações. A precificação em tempos desafiadores e a sustentabilidade são os temas que encerram a Arena do Saber, respectivamente às 17h e 18h15.

“A curadoria do Arena do Saber está estruturada em quatro pontos: visão de negócio; operações; pessoas e comercialização. Trata-se, sem falsa modéstia, de Master Classes. Nosso objetivo é que o evento promova o tradicional networking, mais 90 milhões de reais em contratos e traga informações essenciais para que os gestores de hospitais, hotéis, pousadas, bares e restaurantes possam elaborar orçamentos e planos de negócios altamente realistas para 2022”, define Daniel Pereira, gerente da Equipotel.

O evento está com credenciamento aberto e a lista de debates e palestras pode ser conferida no link. A Equipotel 2021 acontecerá entre os dias 22 e 25 de novembro.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Equipotel