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Gerir com eficiência múltiplos canais de comunicação com o consumidor não é uma tarefa simples para a hotelaria. A central de reservas não registra todos os contatos realizados por telefone, alguns e-mails de consumidores ficam perdidos, consultas de clientes ficam sem resposta nas redes sociais… Por melhor que redes e hotéis independentes se organizem, muito dinheiro fica na mesa. Agora, é possível não perder tanto lead?

Com uma carteira de clientes de mais de 2 mil hotéis em 35 países, a Asksuite acredita que sim e, com seu mais recente lançamento, a startup catarinense ataca gargalos certeiros. A empresa liderada por Rodrigo Teixeira acaba de anunciar a integração de um canal vital à sua plataforma: o telefone. “Desde o início da empresa, a telefonia estava no pipeline de desenvolvimento. Agora, nossa plataforma é Full Omnichannel, integrando também chatbot, WhatsApp, e-mail e Instagram”, conta.

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De fato, a nova integração é uma novidade relevante. Segundo dados da Asksuite, o telefone lidera a interação com os consumidores no setor, com um percentual de 35,6% dos atendimentos (veja mais ao lado). “Os hotéis não contabilizam as ligações recebidas. Como não se registram esses leads, vendas potenciais são perdidas por pura falta de controle”, afirma o CEO.

Teixeira destaca, contudo, que a integração da telefonia pura e simples à plataforma da Asksuite não é a única vantagem do lançamento. Segundo ele, a novidade chega com outros importantes benefícios embarcados, entre eles a possibilidade de transferir o contato para outro canal ou atendente sem perder o histórico. Ou seja, mesmo que ele interaja por múltiplos canais de atendimento, o hoteleiro verá apenas uma conversa.

“Isso resolve uma dor do cliente: pesquisa da Zendesk mostra que 63% dos consumidores gostariam de trocar de um canal para outro sem ter que repetir as mesmas informações”, acrescenta. “Na outra ponta, uma conexão da nossa plataforma com o motor de reservas permite entregar ao cliente uma cotação na hora da chamada, seja por e-mail ou WhatsAapp, e com pouquíssimos cliques”, acrescenta Teixeira.

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Os benefícios não param aí. Com um dashboard centralizado, o hotel passa a medir todos os atendimentos feitos, independentemente do canal. Com isso, a partir dos reports que podem ser gerados, a propriedade consegue ter uma visão completa dos atendimentos e das vendas dos agentes por canal.


“O que queremos proporcionar é uma venda já nesse primeiro contato com o consumidor. Basta instrui-lo sobre a proposta enviada e direcioná-lo ao motor de reservas para finalizar a compra” – Rodrigo Teixeira, CEO da Asksuite.


“Caso o hotel dispare uma campanha via WhatsApp, por exemplo, nossa plataforma consegue produzir reports sobre quem retornou por ligação, e-mail ou rede social. Pode-se ainda gerenciar as tarefas de follow-up manuais e automatizadas em todos os canais”, acrescenta Teixeira.

Para entender melhor os benefícios da nova integração da Asksuite, acesse o link.

Como funciona

A nova funcionalidade da Asksuite é viabilizada por um sistema VOIP em nuvem. “É plug and play. Contratando o serviço, o hotel já pode usar imediatamente nosso serviço de telefonia. Além disso, como as ligações são gravadas, o hotel ganha a oportunidade de melhorar o atendimento ao consumidor e tirar insights para tornar a experiência de compra ainda melhor”, diz o CEO da startup catarinense.

Segundo Teixeira, a telefonia seguirá sendo um front de desenvolvimento estratégico para a Asksuite. “A empresa nasceu com serviço de mensagens, iniciando com o chatbot e posteriormente integrando WhatsApp, Instagram e e-mail. Em parte, isso aconteceu porque a telefonia envolve desenvolvimentos mais complexos. Vamos seguir com uma equipe focada neste canal por bom tempo, até porque entendemos que há muito dinheiro na mesa aí”, explica.

“Vale destacar que esse canal voz tem muitas possibilidades de automações. Por exemplo: hoje, na nossa plataforma, o hotel já consegue programar opções de ramais nos quais o cliente pode saber os horários de check-in e check-out, assim como do café da manhã. Agora, isso é só o começo: a aplicação de Inteligência Artificial vai levar esse canal para outro nível. Teremos ainda muitas novidades pela frente”, finaliza Teixeira.

Para conhecer melhor o sistema VOIP em nuvem da Asksuite, clique no link.

(*) Crédito das imagens: Divulgação/Asksuite