Depois da ABIH-SP, mas um player do turismo nacional firma parceria com o Airbnb. Esta semana, a empresa norte-americano anunciou um acordo de cooperação técnica, totalmente focado no compartilhamento de dados, com a Emprotur (Empresa Potiguar de Promoção Turística).

Pelo que ficou acertado, o Airbnb vai compartilhar dados agregados levantados dentro da plataforma sobre comportamento e tendências de viagens no estado. A ideia é subsidiar a Emprotur na elaboração de estratégias e no planejamento de ações turísticas no estado.

Além disso, o Airbnb compartilhará práticas e inovações desenvolvidas pela plataforma, especialmente as que contribuam para viagens seguras e responsáveis. A parceria anunciada não tem envolvimento de recursos financeiros, ressalta Flávia Matos, diretora de Relações Institucionais e Governamentais do Airbnb para a América Latina.

“Vemos uma oportunidade de oferecer um turismo que valoriza a cultura local e que movimenta a economia das cidades potiguares. Essas ações serão de extrema importância em um cenário de retomada pós-pandemia”, complementa Flávia.

Airbnb e Emprotur

O Rio Grande do Norte foi o primeiro estado brasileiro a receber o Travel Safety Stamp. O selo de viagem segura foi criado com o respaldo da WTTC (Organização Mundial do Turismo, na tradução livre) e de mais de 200 CEOs das principais empresas de turismo do mundo.

“Nos estudos e planejamentos para a retomada do setor, nos deparamos com a necessidade de acessar dados de todos os segmentos do turismo para podermos fazer uma leitura mais estratégica do perfil do turista nos principais destinos turísticos do Rio Grande do Norte”, ressalta Bruno Reis, diretor-presidente da Emprotur, a respeito da parceria.

(*) Crédito da foto: Ystallonne Alves/Unsplash