Em maio, dados da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelaram que a taxa de desemprego no Brasil subiu para 14,7% no primeiro trimestre deste ano. Apesar dos números desanimadores, empresas turísticas mantiveram seus colaboradores durante a pandemia e outras estão com vagas em aberto para contratação.

Conforme a vacinação ganha tração no país e as medidas de restrição são flexibilizadas, a economia começa a dar sinais de retomada. De janeiro a abril deste ano, a variação relativa do saldo de vagas geral foi de 2,43%. Entre os serviços, que acumularam 400.455 empregos criados no período, a variação foi de 2,16%, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Empresas turísticas: retomada de contratações

Semanalmente, o Hotelier News divulga oportunidades em aberto no setor hoteleiro, que retoma suas contratações e aguarda demandas reprimidas ainda este ano. No caso da WAM Group, que emprega 4 mil colaboradores, os cargos foram preservados.

De acordo com Marcos Freitas Pereira, sócio e conselheiro da empresa, os empreendimentos hoteleiros precisam de mão de obra especializada para se tornarem mais competitivos. “Sempre investimos em capacitação, plano de carreira e diferenciais de motivação. O plano estratégico para manutenção de empregos, além de um compromisso com a nossa equipe, permitiu elevar a percepção dos clientes nos esforços e protocolos de segurança em virtude da pandemia. Foram múltiplos benefícios para a economia, para os colaboradores, para os clientes e para a própria empresa”, pontua.

Uma das frentes de negócios da WAM, o Privé Hotéis e Parques, com forte presença em Caldas Novas (GO), é uma das marcas que não fizeram desligamentos. “As únicas demissões que aconteceram foram do quadro de temporários do período de fim de ano, os demais que já estavam conosco conseguimos manter mesmo com os períodos que tivemos lockdown e hotéis com capacidade reduzida. Conseguimos resguardar os empregos aderindo as medidas provisórias 936 e posteriormente a 1045, provenientes do programa emergencial para manutenção de empregos e renda do Governo Federal. Em dois momentos até agora tivemos a redução proporcional da jornada de trabalho, o que nos deu um fôlego para a retomada, que vem acontecendo gradativamente”, explica Fernanda Faria, diretora de Desenvolvimento Humano do Privé.

Para Fernanda, um dos motes do Privé Hotéis e Parques está na valorização das pessoas. A marca enxerga que seus colaboradores são hoje seu maior patrimônio. “Nós nos esforçamos pra não desligar ninguém porque são nossos talentos, existe aqui todo um trabalho de desenvolvimento humano e de gestão. Em qualquer hotel que você vá você vai encontrar colaboradores treinados que prezam pela experiência do cliente. Nos dedicamos a isso porque entendemos a importância de construir vínculos”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News