Em pleno momento de expansão, o segmento de aluguéis de temporada segue com alta popularidade no mercado. Segundo dados divulgados pela Phocuswire, um estudo realizado pela Hostfully aponta que o número de empresas gerenciando imóveis chegou a 140.500. Para fins de comparação, em 2018 o balanço apontava 115 mil companhias destinadas à atividade.

De acordo com o estudo, empresas de gerenciamento de aluguéis de temporada cuidam, em média, de 79 propriedades. O relatório da Vacation Rental Industry divide ainda mais o número, para aproximadamente 33 mil companhias de gestão nos EUA, 80 mil na Europa e mais de 24 mil fora das duas regiões.

Aluguéis de temporada: investimento em tecnologia

A análise do Hostfully também examina a tecnologia preferida pelas empresas e quanto é gasto em inovação mensalmente. Talvez, sem surpresa, as plataformas de gerenciamento de propriedades surjam como a tecnologia preferida para 45% das respondentes, seguidas por ferramentas de produtividade, com 19%.

O relatório diz que as empresas de aluguéis de temporada gastam em média US$ 51 por propriedade mensalmente em tecnologia, incluindo seu sistema de gerenciamento e outros softwares.

Para calcular o gasto mensal, a Hostfully levou em consideração uma série de fatores, incluindo preços em massa por provedor de sistema de gerenciamento de propriedade, número de integrações, custo para mantê-las e o número médio de softwares adicionais usados.

A Hostfully afirma que, embora US$ 51 possa parecer muito por propriedade, os ganhos de eficiência, o aumento da receita e a melhoria da experiência do hóspede significam que os sistemas “aparentemente se pagam”.

À medida que o setor de aluguel por temporada continua a crescer, a necessidade de serviços profissionais de gerenciamento e automação também deve aumentar. Um relatório recente do AirDNA revela que a demanda está se recuperando para níveis superiores a 2019 nos EUA.

O estudo também afirma que o crescimento em 2022 provavelmente ocorrerá em torno das grandes cidades, em comparação com a demanda por destinos menores e locais rurais em 2020 e 2021.

(*) Crédito da foto: reprodução/Phocuswire