Em busca de fortalecer a presença digital das micro, pequenas e médias empresas no setor turístico, a Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) estabeleceu uma parceria com o Google, visando impulsionar a economia por meio da inovação tecnológica, segundo divulgado pela Época Negócios.

O projeto, intitulado Conecte, engaje e dê seus próximos passos com o Google, foi oficializado em evento realizado no Rio de Janeiro, no qual a Embratur e o buscador se comprometeram a oferecer workshops e conteúdos voltados para a melhoria da competitividade das empresas turísticas, como restaurantes, hotéis e agências de viagem.

Essas iniciativas serão disponibilizadas no site do EmbraturLAB, laboratório de inovação da Embratur, com o intuito de estimular o crescimento do turismo brasileiro, começando pelo Rio de Janeiro.

A parceria abrange diversos aspectos, desde workshops que oferecem dicas sobre o uso eficaz das ferramentas do Google, como cardápios digitais e reserva de mesas pelo aplicativo, até a capacitação de empreendedores para oferecer um melhor atendimento aos visitantes estrangeiros, fornecendo informações e cardápios em múltiplos idiomas.

Os empresários interessados em aprimorar sua presença digital terão acesso a uma variedade de treinamentos e tutoriais no site do EmbraturLAB, com suporte disponível através do e-mail [email protected].

Perspectivas

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, destacou a importância da parceria entre a agência e a gigante tecnológica, ressaltando que os primeiros resultados dessa colaboração já estão se tornando evidentes. Ele enfatizou que essa iniciativa é crucial não apenas para as empresas envolvidas, mas também para todos os estabelecimentos do setor turístico, desde bares e restaurantes até agências de viagem, que recebem os turistas estrangeiros. Diante de um período de isolamento internacional, Freixo investe em projetos desse tipo para retomar a imagem brasileira no turismo mundial.

Newton Neto, diretor de Parcerias do Google, ressaltou os benefícios dessa união para a promoção internacional dos destinos brasileiros e para capacitar os pequenos e médios empreendedores a construir uma presença online sólida. Ele salientou que um posicionamento robusto na internet facilita a busca por destinos e estabelecimentos turísticos, e capacitar esse setor é fundamental para impulsionar o crescimento dos negócios.

Experiência piloto e resultados

Durante o evento, foram lançados vídeos que destacam a implementação da digitalização no restaurante Bafo da Prainha, em uma ação piloto apoiada pela Abrasel-RJ (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Rio de Janeiro). Os vídeos, apresentados no formato de vlog, mostram o processo dos workshops e as mudanças realizadas nos perfis do Google Meu Negócio do restaurante.

Raphael Vidal, empresário responsável pelo Bafo da Prainha, compartilhou sua experiência positiva, destacando que a parceria com o Google e a Embratur proporcionou resultados significativos. Ele pontuou a importância de utilizar ferramentas tecnológicas para melhorar a experiência do turista local e estrangeiro, permitindo um acompanhamento mais eficiente das reservas e preços.

O presidente da Abrasel-RJ, Pedro Hermeto, ressaltou a relevância dessa parceria para o segmento de bares e restaurantes, destacando o papel da entidade em apoiar os empresários na jornada de desenvolvimento de seus negócios.

Expansão

O presidente da Riotur, Patrick Corrêa, destacou o potencial do projeto para melhorar a experiência turística no Rio de Janeiro, através da parceria com o laboratório de inovação da Embratur, além da importância das pesquisas de satisfação do turista e a colaboração entre os setores público e privado para consolidar a capital fluminense como um destino turístico de excelência.

Freixo enfatizou que o projeto começou pelo Rio de Janeiro por ser a “grande porta de entrada do Brasil” e por sua relevância como destino turístico internacionalmente reconhecido. No entanto, ele expressou a intenção de expandir a ação para todo o Brasil, visando fortalecer a presença digital de empresas turísticas em todo o país.

(*) Crédito da foto: Márcio Menasce/Embratur