Embora  as viagens corporativas tenham retornado ao vocabulário das empresas, o segmento ainda não recuperou por completo. Segundo o Phocuswire, companhias estão permitindo mais viagens domésticas e internacionais, enquanto fornecedores verificam aumento nas reservas. Além do Covid-19, porém, o setor ainda enfrenta uma série de desafios.

A pesquisa de recuperação de viagens de negócios da GBTA (Global Business Travel Association) de junho de 2022 revelou que questões atuais e preocupações econômicas estão impactando de forma significativa nos programas de viagens. Por este motivo, muitas empresas estão repensando suas políticas para funcionários que não estão prontos para viajar.

Para os compradores de viagens corporativas, os principais problemas que afetam seus programas incluem políticas/restrições governamentais (43%), seguidas por taxas de infecção por Covid-19 (38%) e escassez de pessoal (33%), bem como gargalos na cadeia de suprimentos (30%), inflação ( 28%) e os preços do petróleo (27%).

Da mesma forma, os fornecedores citam a escassez de pessoal (51%), inflação (37%), restrições governamentais (36%) e taxas e variantes de infecção por Covid-19 (36%) como os principais desafios que enfrentam. Além disso, os fornecedores estão preocupados com os preços do petróleo (33%), força da economia/risco de recessão (33%) e aumento das exigências salariais (31%).

Apesar de refletir mais as economias dos países centrais do mundo, os resultados do estudo também valem para o Brasil. Inflação e juros em ascensão, preço dos combustíveis nas alturas e limitado crescimento econômico são sintomas que as empresas brasileiras já conhecem e que já limitam seus orçamentos para viagens.

Perspectivas otimistas

Mesmo assim, há esperança: a grande maioria dos fornecedores de viagens consultados pela pesquisa (88%) relataram sentir-se mais otimistas em relação ao mês anterior.Apenas alguns deles (4%) alegam estar mais pessimistas sobre o processo de recuperação do setor. Além disso, muitos fornecedores e TMCs (84%) relataram que suas reservas aumentaram frente ao mês anterior.

Dos compradores e membros de compras da associação, 88% sentem que seus funcionários estão “dispostos” ou “muito dispostos” a viajar a negócios no ambiente atual. São poucos (3%) os não têm certeza ou não se sentem seus funcionários estão atualmente dispostos a viajar a negócios (1%).

(*) Crédito da foto: Rob Wilson/Unsplash