Aconteceu ontem (12) uma reunião entre Gilson Machado Neto, ministro do Turismo, e representantes do CPRM (Serviço Geológico do Brasil) e do Fornatur (Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo). O objetivo do MTur (Ministério do Turismo) – que contará com aporte de R$ 4 milhões para fomentar pesquisas acadêmicas no setor – é traçar, junto às demais entidades, um plano para aumentar a segurança de destinos turísticos brasileiros. As medidas visam, principalmente, evitar acidentes como o ocorrido em Capitólio (MG) recentemente.

Na reunião, estiveram presentes Esteves Pedro Colnago, diretor-presidente do CPRM; Alice Castilho, diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do CPRM; Andréa Trevizon, pesquisadora em Geociência também do CPRM; e Fabrício Borges Amaral, presidente da Agência Estadual de Turismo de Goiás e do Fornatur.

Durante o encontro, o ministro reforçou a importância de alinhar ações para garantir mais segurança no turismo. “Nós temos condição de mapear essas áreas e alertar sobre possíveis riscos por meio de laudos geológicos em municípios com interesse turístico. Além disso, estamos trabalhando para capacitar condutores de turismo náutico”, pontua.

Iniciativas

Uma das medidas adotadas pelo CPRM foi disponibilizar o curso de Percepção de Riscos Geológicos aos gestores municipais e estaduais. Além disso, a entidade irá fornecer o Mapa de Suscetibilidade para que as autoridades comparem o que já existe com as áreas de interesse turístico. Através deste mapeamento, os estados poderão solicitar vistorias do CPRM e Defesa Civil com o intuito de prevenir acidentes.

Colnago ressalta que 500 municípios brasileiros já contam com mapeamento de riscos geológicos e elogiou a iniciativa de cruzar os dados com os destinos turísticos. “Temos técnicos que trabalham diariamente no acompanhamento de riscos de áreas pelo Brasil e estamos à disposição para alinhar trabalhos em parceria”, destaca.

Amaral, por sua vez, afirmou o Fornatur já solicitou, junto aos estados, uma lista de locais com possíveis riscos para o turismo. Além disso, ele acrescenta que uma posição técnica do CPRM terá grande relevância no setor. “Esse assunto é novo para o Turismo e vamos trabalhar em conjunto com o MTur e demais entidades para estabelecer um plano de trabalho no sentido de mapear locais de fluxo turístico nos estados”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Fábio Rodrigues/Agência Brasil