A promessa foi cumprida à risca. Logo após sua chegada ao Hot Beach Olímpia, Heber Garrido pediu um tempinho, mas prometeu ao Hotelier News uma entrevista. Pois então, a hora chegou e ele nos atualizou sobre novidades e os planos para o complexo, localizado em Olímpia (SP). Veja abaixo como foi nosso bate-papo com Garrido.

O novo diretor do complexo iniciou a conversa destacando a peculiaridade do destino, que tem dois parques aquáticos muito visitados. “Olímpia conta com 50 mil moradores, mas vê sua população crescer bastante com o movimento turístico. E é um destino que basicamente gira a audiência por conta dos dois parques que existem na cidade: Hot Beach e Thermas dos Laranjais.”

Quanto à empresa em si, Garrido entende que o Grupo Ferrasa – controlador do complexo (veja In Loco) – cresceu muito na última década. “É referência de hospitalidade no interior de São Paulo e, basicamente, tem três marcas, sendo proprietário de três resorts e um parque aquático”, adiciona. Com seus produtos voltando a operar ao fim de setembro, o complexo vive uma retomada mais tardia, se comparado a outros players. E o retorno acontece ainda sob protocolos e restrições de um decreto municipal.

“Ele nos limita a ter 75% de ocupação nos resorts e até 40% da ocupação do parque. Então, vamos seguir nessa fase até novembro e, depois, saberemos se retomamos os 100% ou não”, divide Garrido. Ainda assim, segundo o executivo, o Grupo Ferrasa tem uma visão otimista sobre o momento.

“Existem dois pontos positivos. O primeiro é que nos ajuda a limitar e controlar melhor a segurança de todos, fazendo prevalecer os protocolos, seguindo as mesmas regras no destino. O segundo, é que reabrimos mais próximos às temporadas de eventos e de fim de ano”, analisa Garrido.

O público neste início de retomada não difere muito do habitual: doméstico e regional. Na verdade, o que tem surpreendido é o volume. “A tração da retomada projetamos, mas não esperávamos que fosse tão acelerada já de largada. Então, temos a força do destino regional e rodoviário saindo na frente e puxando o turismo de volta”, pontua Garrido.

Projeções da retomada

Os números, inclusive, falam por si. “Vamos fechar outubro no Hot Beach Resort 16% acima de 2019 em termos de receita. Vale destacar que temos disponível só 75% do inventário de apartamentos”, ressalta Garrido. Segundo ele, o grupo estabelece metas trabalhando com o cenário atual de restrições, mesmo para janeiro. “Porque não dá para prever. Tudo depende do número de contágios e questões ligadas à saúde no país. Tudo deve ficar mais claro quando vier a vacina”, acrescenta.

Sobre estratégias, a empresa trabalha com duas frentes. “Traçamos o road map olhando alta temporada com restrição de protocolos e disponibilidade. Ou seja: 75% nos resorts e 40% no parque. Há ainda o plano de contingência para ofertar todo nosso inventário, então sabemos como ativar isso”, comenta.

Agora, como aumentar a receita com baixa demanda? A resposta, segundo Garrido, veio por meio da experiência de compra do consumidor. “Olhando o Grupo Ferrasa, mais ou menos 60% das vendas são diretas. O restante é um mix dos canais B2B que também é importante para nós. O digital aumentou muito e o B2B também teve crescimento”, analisa.

Hot Beach - entrevista com Heber Garrido

Garrido:  retomada tem sido com uma velocidade que vem surpreendendo o Grupo Ferrasa

Além disso, com os receios gerados pela pandemia, surgiu também um novo comportamento dos hóspedes. “Identificamos que, do tempo da reserva até o check-in, o tempo médio dessa jornada do cliente dura, em média, sete dias. Esse consumidor está comprando mais direto e mais perto da data de entrada”, pontua o diretor.

Diante do bom início de retomada, Garrido se dá ao direito de fazer projeções mais audaciosas para o próximo ano. “Já que a tração desse último trimestre foi tão positiva, queremos retomar o crescimento real para 2020/2021 em cima do orçado para 2020”, comenta Garrido. “Fiz parte de um estudo com a HotelInvest que prevê a retomada dos resorts nacionais a partir do meio de ano 2022, tanto em RevPar, quanto em diária média e ocupação. Nós estamos mais otimistas, sendo mais ousados justamente por causa do nosso cenário regional”, completa.

Nova fase do Grupo Ferrasa

Em paralelo, Garrido diz que a empresa já percebeu que, para escalar essa retomada, precisa investir em algo fundamental: pessoas. “Para o Grupo Ferrasa, ficou muito claro que a atração de talentos é fundamental. A decisão foi começar fazendo isso no departamento de Marketing e Vendas”, explica.

Neste sentido, o head de Marketing do grupo, como primeira ação, integrou as áreas. “Antes, tínhamos dois times: um de marketing e outro de vendas. Agora, dentro dessa equipe, nosso maior investimento é fazer uma estrutura de marketing digital mais robusta. Então, é estratégico para nós trazer mais talentos”, avalia.

Além de Garrido e do recém-chegado Rafael Alves, o grupo mira a contratação de um gerente de marketing digital, só que mais focado em performance. “Essa área de marketing vai ser muito dedicada ao e-commerce. E, de largada, teremos uma estrutura mais justamente na véspera de Black Friday e de alta temporada de férias”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito da foto: arquivo pessoal