Com o objetivo de auxiliar empresas dos setores de turismo e hotelaria, Eduardo Lorea produziu o artigo Turistech: a oportunidade da inovação aberta no turismo. O texto do diretor da Wakalua e CEO da Numerik faz parte do e-book A gestão da Jornada do Viajante: novo contexto, transformações nos negócios e soluções digitais, desenvolvido pela Resorts Brasil em parceria com a FGV (Fundação Getulio Vargas).

“Venho trabalhando com turismo desde 2018 e observei o quanto o setor está dissociado do ecossistema de inovação. Diante, sobretudo, dos desafios que o setor enfrenta no pós pandemia, é crucial que as empresas estejam atentas às temáticas da inovação aberta”, afirmou Lorea em entrevista ao Hotelier News.

“Não só para melhorar a competitividade e a experiência do turista, mas também pelas oportunidades no campo da sustentabilidade e do ESG que esse conceito proporciona”, acrescenta.

Segundo o autor, o mercado é fluido, sensível aos problemas do meio e às inovações forjadas para servirem de solução. Por este motivo, a pandemia fomentou o setor a ser mais inovador e competitivo. “A crise sanitária obrigou o segmento a encontrar respostas rápidas a algumas necessidades, de distanciamento social, soluções sem contato,  que permitem realizar mais tarefas online à distância. Afinal as crises servem como motores de inovação”, comenta Lorea.

As empresas nativas digitais, de base tecnológica, nascem tendo no seu cerne a questão da escalabilidade, de acordo com Lorea. “Essas empresas procuram identificar um problema ou necessidade social que atende a muitas pessoas e criam soluções da maneira mais escalável possível, ou seja, agradando a muitos clientes com o menor volume possível de recursos”, explica.

“É o caso clássico das OTAs e de todas as startups, que estão ganhando tração e se tornando grandes soluções do turismo contemporâneo. Elas partem de uma base que as empresas tradicionais de turismo não tem, pois foram criadas em outras situações, em diferentes épocas e com outras premissas”, completa Lorea.

Inovação aberta

Eduardo Lorea - Artigo_Ebook_Resorts_Brasil

Lorea: inovação resulta em competitividade

Para Lorea, inovar é um imperativo para toda empresa que quer se manter competitiva. “O cenário do turismo tem entrantes digitais tomando lugar de empresas tradicionais. Se você não está atento às inovações incorporadas pelo mercado e exigidas pelo o cliente, está perdendo competitividade”, explica o executivo.

A melhor resposta para isso, segundo o profissional, é a inovação aberta, que se vale do poder de um ecossistema em que a empresa desenvolve a cultura para ser mais facilmente adaptável a novas tecnologias. Faz parte do conceito também, acompanhar e incorporar as inovações que estão sendo desenvolvidas e testadas pelo mercado.

Quanto às tecnologias do futuro, como 5G, Metaverso, web3, entre outras, Lorea acredita que as empresas não devem focar em quais são as tecnologias e sim entender os problemas. “Quais são os pontos que o hóspede não está tendo a melhor experiência? Sobretudo, o que outros atores nativos digitais estão oferecendo experiências melhores que oferecemos nas nossas cadeias digitais?”, questiona o autor.

Para o setor, Lorea acredita que há um trabalho de aceitação por parte das empresas tradicionais no sentido de que esta é a nova realidade do mercado: existem entrantes digitais que oferecem melhores experiências. “Esse é o novo mercado e não vai mudar, portanto, precisam reagir a essa situação incorporando uma cultura de inovação aberta”, complementa.

De acordo com o executivo, existem no Brasil 162 startups de turismo empregando 400 mil pessoas, com mais de US$ 530 milhões investidos. “É um setor com um enorme potencial econômico, que está atendendo à demanda dos turistas. Se as empresas do setor e hoteleiros querem se beneficiar dessas inovações, eles precisam ser demandantes de inovação, só assim vão poder pautar o ecossistema, os empreendedores e os fundos capitais de risco, para que inovações desenvolvidas sejam benéficas para os hotéis do mercado”, finaliza.

O artigo de Lorea pode ser lido na íntegra por meio do link. Acesse!

(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal