viagem sustentável"Turismo faz com que pessoas valorizem o que mundo tem a oferecer", diz o Duque

O Príncipe Henry Charles Albert David, Duque de Sussex, anunciou uma nova parceria mundial para o setor de viagens. Em parceria com OTAs, o objetivo é fomentar a preservação e a proteção ambiental no turismo. Além de promover o desenvolvimento econômico de comunidades locais.

Batizada como "Travalyst", a iniciativa é liderada por Sua Alteza Real e foi fundada em conjunto com a Booking.com, Ctrip, Skyscanner, TripAdvisor e Visa. Inicialmente, o programa vai explorar e promover soluções que ajudem os consumidores a desenvolver atitudes e escolhas sustentáveis em diversas áreas. Trabalhando com empresas, consumidores e comunidades, a iniciativa irá apoiar moradores locais e proteção do meio-ambiente. Além de combater mudanças climáticas e danos ambientais e almeja reduzir excesso de turistas.

"O turismo tem o poder inigualável de fazer com que as pessoas se abram para outras culturas e novas experiências. Mais do que isso, de fazer com que valorizem tudo o que nosso mundo tem a oferecer. Com o crescimento inevitável do turismo, é essencial que atitudes mais sustentáveis sejam praticadas no mundo todo e que esse crescimento seja equilibrado com as necessidades do meio-ambiente e das comunidades locais. A união de empresas, consumidores e comunidades é nossa melhor chance de preservar destinos e ecossistemas para as gerações futuras”, declara o Duque.

Viagem sustentável: tendência de consumo

Cada vez mais, os consumidores querem acesso fácil e transparente a uma variedade maior de opções sustentáveis no turismo. A Travalyst quer ajudar as empresas a suprir essa demanda. Assim como conscientizar os consumidores a respeito da importância de atitudes sustentáveis. 

Mais da metade de todos os viajantes afirmam que, neste ano, farão escolhas de viagem mais sustentáveis do que no ano anterior. Pesquisa realizada pelo Booking.com mostra que 71% dos viajantes globais acham que empresas deveriam oferecer mais opções de viagem sustentáveis. Não só isso, 68% afirmaram que, para eles, é importante que o dinheiro gasto seja investido nas comunidades locais.

Nos últimos 12 meses, 10 milhões de viajantes que usaram o Skyscanner escolheram opções de voo com as menores emissões de CO². Já 75% dos parceiros da Ctrip estão de acordo com as iniciativas do programa 4R da empresa: Reduzir, Reutilizar e Reciclar recursos e Regenerar vidas no ecossistema de viagens.

Nos próximos 4 anos, a previsão da TechNavio é que o mercado mundial de turismo sustentável cresça 10%, alcançando  US$ 340 bilhões.

(*) Crédito da foto: Divulgação/The Royal Family