O governador João Doria manifestou hoje (17) preocupação com a escalada da pandemia no estado de São Paulo e não descartou endurecimento das restrições nas próximas semanas. Segundo o G1, em declaração feita pela manhã na sede do Instituto Butantan, ele disse que um eventual endurecimento leva em consideração o crescimento nos índices de internação e mortes por Covid-19, além do baixo nível de isolamento no estado, que chegou a 44% na terça-feira (16). Mais tarde, durante coletiva de imprensa, Doria anunciou medidas de apoio aos setores vulneráveis, incluindo comércio, hotéis, bares, restaurantes e promotores de eventos.

No que é visto como o momento mais crítico da pandemia no país, o governo estadual manteve o sinal de alerta ligado para municípios paulistas e, de certa forma, para todo Brasil. Segundo o Centro de Contingência do Covid-19, somente ontem São Paulo teve queda tímida de 2,5% no número de novos casos (12.185 mil), mas registrou aumento de 6,4% em novas internações (2.760 mil) e de 6,9% na média diária de mortes (389). Em números absolutos, foram 679 óbitos, recorde de toda pandemia. Neste cenário, sinalizou o governador, a intensificação da fase emergencial é uma possibilidade.

José Medina, médico e membro do Centro de Contingência do governo Doria

   José Medina, médico e membro do Centro de Contingência do Covid-19 no estado 

Na coletiva, durante rodada de perguntas com jornalistas, membros da equipe de contingência foram questionados sobre a possibilidade de um lockdown. A medida, no entanto, foi descartada por José Medina, médico e membro do Centro de Contingência. “O lockdown é difícil de ser implementado. Esse tipo de ação, tão usada em países europeus, precisa ser pensada em razão de questões geográficas e econômicas do país e do estado. Vale lembrar que controlar os riscos em São Paulo é bem mais difícil do que em toda Portugal”, explicou.

De qualquer forma, endurecendo ou não as medidas de restrição, o impacto na atividade hoteleira – mesmo considerada essencial – já acontece. Até o momento, como informou o Hotelier News, alguns resorts no estado de São Paulo já anunciaram o fechamento temporário por conta do agravamento da pandemia no estado.

Doria: auxílio para o setor de serviços

Em específico para comércio, hotéis, bares, restaurantes e setor de eventos, além de outros serviços, Doria anunciou ações de acesso a crédito. As principais medidas incluem:

  • R$ 100 milhões em crédito no Banco DesenvolveSP e no Banco do Povo
  • Suspensão de pagamento de prestações no Banco DesenvolveSP
  • Não interrupção dos serviços de água e gás em casos de atraso no pagamento
  • Redução de ICMS em carnes e leite a partir de abril e sem data de término

Com a linha emergencial criada, o governo Doria pretende ajudar, principalmente, empresas de pequena porte e com faturamento de até R$ 360 mil. No DesenvolveSP, a carência se estende por 12 meses, com prazo de até 60 meses e garantia do Fundo Garantidor do governo (FDA).

No pagamento de empréstimos, o adiamento é de até três prestações a vencer em operações já contratadas com recurso do tesouro estadual. A solicitação deve ser feita no site do DesenvolveSP e a medida é válida a partir de 31 de março. Os financiamentos com recursos de outras fontes, como Fungetur e BNDES não estão incluídos.

(*) Crédito das fotos: divulgação/Governo do estado de São Paulo