Após a reportagem do Hotelier News atentar à possibilidade de mais medidas de isolamento ao estado, o Governo do estado de São Paulo assinou embaixo. Em mais uma das coletivas semanais do governador João Doria e sua equipe, foi decidido pelo recuo na flexibilização da circulação. Em meio à nova alta nas internações, a fase de transição do Plano SP — que terminaria na segunda-feira (31) — será prorrogada até 14 de junho. As informações são da Folha de S. Paulo.

De acordo com Doria, a decisão se deve ao recrudescimento da pandemia da Covid-19 na região. Por isso, mantendo a retomada cautelosa, optou-se por manter o horário permitido de funcionamento de estabelecimentos até 21h, com capacidade máxima de 40%.

João Doria - fase de transição

Como ficaram as restrições no estado após o anúncio de hoje (26)

Doria: mudança de planos

Anteriormente, a previsão era de que uma nova fase do plano fosse colocada em prática a partir de terça-feira (1). Nela, as atividades econômicas seriam autorizadas à ter lotação máxima de 60% e operação até 22h. No entanto, com a marca de 30 mil vidas perdidas ultrapassada recentemente e a internação em 77 por 100 mil habitantes, o avanço foi adiado.

“Tivemos avaliação de que não seria ainda o momento de poder avançar como havia pensado na semana anterior e hoje a gente tem a extensão para continuarmos caminhando desta forma”, afirma Paulo Menezes, coordenador do Centro de Contingência de Doria. O especialista aponta ainda para aumento de 10% na incidência de casos. Na última vez, em 14 dias, foram de 370 casos por 100 mil habitantes. Agora, são 418 casos por 100 mil habitantes.

O que fica, então, após a manutenção da fase de transição? Mesmo com a expectativa de iniciar a flexibilização no meio de junho, o agravamento da pandemia pode atrapalhar ainda mais. Fato é que a melhor estratégia à população, no momento, é o isolamento social.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Governo do estado de São Paulo