Em coletiva realizada hoje (3), o governador João Doria anunciou novidades no chamado Plano São Paulo, que visa conter o avanço da pandemia no estado. Diante da pressão de vários segmentos de negócios, Doria voltou atrás e encurtou a Fase Vermelha, a mais restritiva. Com isso, entre outras coisas, a rede de comércio e serviços funciona de acordo com a classificação da região. Por ser considerada essencial, a hotelaria pode funcionar sem nenhuma restrição, independentemente da classificação do momento. A informação é da Folha de São Paulo.

Iniciado no último dia 25, o endurecimento da quarentena deveria vigorar até 7 de fevereiro, quando nova reclassificação seria avaliada. Com a mudança, restaurantes, shoppings e os demais serviços poderão voltar a funcionar já a partir de sábado (6). Embora negue, o governo paulista fez a mudança após intensa pressão do setor de bares e restaurantes, que protestou bastante sobre as medidas de endurecimento. A queda no número de internações é apontada como razão principal para a flexibilização, diz a gestão Doria.

Segundo o governador, e em cima de dados do Centro de Contingenciamento do Coronavírus, os índices de internações cederam 11% nesta semana. Doria também anunciou na coletiva cinco pontos de vacinação em sistema drive-thru na capital paulista dentro da campanha de imunização de idosos (idade acima de 90 anos). Os locais passam a funcionar na segunda-feira (8) e ficam na praça Charles Miller (Estádio do Pacaembu); NeoQuímica Arena (estádio do Corinthians); Autódromo de Interlagos; Anhembi (entrada pelo portão 38); e igreja Boas Novas (Vila Prudente).

Medida de Doria motiva hotelaria

Na Baixada Santista, a mudança implementada pelo governo é vista com bons olhos. Apesar das ocupações baixas, Denilson Althmann, gerente geral do Park Inn By Radisson Santos, espera que a flexibilização traga mais movimento. “Nossa expectativa é grande para que a Baixada Santista volte para a fase amarela e para que não haja restrições de horários à noite e aos finais de semana, pois tudo isso dificulta bastante o nosso trabalho. Estamos em plena temporada de verão e nossa taxa média de ocupação em janeiro foi de 36%, a pior já registrada para o período”, revela Althmann.

Já Felipe Gonçalves, gerente geral do Comfort Hotel Santos, destaca que a cidade da Baixada possui indicadores positivos de controle da pandemia. “Existem protocolos que são seguidos e respeitados por toda a rede hoteleira, mas esse vai e vem das regras tem sido muito prejudicial. Depois desse último retrocesso que impôs a fase vermelha das 20 às 6h, de segunda-feira a sexta-feira, e em tempo integral aos finais de semana, tivemos diversos cancelamentos”, afirma.

Althmann diz que, mesmo diante das restrições, o turista que decide seguir viagem mesmo assim buscou alternativas e fez adaptações ao roteiro para não perder o passeio nos últimos dias. “Se bares e restaurantes estão fechados, eles pedem delivery e ficam aqui mesmo no hotel, o importante é aproveitar o descanso e sair um pouco da rotina”, finaliza Althmann.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo