*Matéria publicada originalmente no site Que Gostoso!, de Claudio Schapochnik

Em pleno berço esplêndido do Vale dos Vinhedos, a Vinícola Dom Cândido é bela, o restaurante é cheio de história e a comida… Ai, ai… Os petiscos, as entradas, os pratos principais e a sobremesa, juntos, formam um menu que honra com louvor enogastronomicamente a origem ítalo-gaúcha da família Valduga. Toda essa experiência pode ser desfrutada no restaurante Videiras 1535, com a chamada Sequência Italiana.

Dom Cândido - Polenta

A ótima polenta brustolada com queijo e orégano: dois clássicos da comida ítalo-gaúcha servidos no restaurante Videiras 1535

Tive o prazer de saborear no almoço o menu da Sequência Italiana em novembro de 2021 quando estive na cidade, integrando uma presstrip (viagem de jornalistas), para o lançamento do Castelos do Vale Resorts — primeiro resort dentro de uma vinícola do País, no caso a Dom Cândido. Agora conta pra você como foi.

Bento Gonçalves dista cerca de 125 quilômetros da capital gaúcha, Porto Alegre. A viagem leva cerca de duas horas.

Dom Cândido - Restaurante

O restaurante na área de visitantes da Vinícola Dom Cândido

Dom Cândido - Entrada_restaurante

A entrada da casa

MEMORABÍLIA E FOTOS

O caminho desde o centro de Bento Gonçalves até a Vinícola Dom Cândido é lindo, sobretudo quando começa a estrada que corta o Vale dos Vinhedos.

No caminho há canteiros de flores, como de hortênsias, lojas, casas de madeira e, como não poderia deixar de ser, muitos vinhedos — de todos os tamanhos.

Já na Dom Cândido, há um complexo turístico bem organizado, com loja, banheiros, jardim, estacionamento e o Videiras 1535. Este ocupa um salão em frente a um jardim com bancos.

Na entrada do restaurante a placa escrita em italiano diz “Beba e coma, saúde!” Daí pra frente, eles voltam ao tempo graças à memorabília dos Valduga, que chegaram a Bento Gonçalves em 1875 vindos da região Norte da Itália, perto da fronteira com a Áustria.

Dom Cândido - Placa_em_italiano

A placa em italiano

Dom Cândido - Mesas

As mesinhas antes do salão

A primeira parte do restaurante tem mesinhas, bancos e um balcão, como num bar. Bonitas fotos em preto e branco decoram as paredes.

Logo após vem o grande salão: ao fundo um bonito bar ao fundo e, dos lados esquerdo e direito, diversos nichos. Cada um é batizado com o nome de uma espécie de uva e comporta uma mesa. Na parede, outra vez, uma bela foto em preto e branco decora o local.

Dom Cândido - Bar

O bonito bar, que fica no fundo do restaurante

Na laje em cima desses nichos estão expostos diversos equipamentos e utensílios de casa e do campo usado pelas várias gerações dos Valduga em solo gaúcho. Tudo original e em bom estado de conservação. Muito bacana!

É nesse clima autêntico de cultura ítalo-gaúcha que você almoça.

Dom Cândido - Nicho

O nicho com a mesa e o nome da uva Tannat

Dom Cândido - Objetos_mesa

Os objetos da família Valduga ficam cima dos nichos, como essa máquina de costura

CARDÁPIO

Há algumas formas de se almoçar no Videiras 1535. Como mencionei parágrafos acima, desfrutei o cardápio da Sequência Italiana. Traz pratos que os colonos italianos e seus descendentes já brasileiros e gaúchos comiam e ainda comem no Rio Grande do Sul.

Confira o que inclui essa opção: salame, queijo, azeitona, polenta brustolada, pien, pão colonial, sopa de cappelletti, saladas (folhas verdes e de batata) como entrada; quatro opções de massas, quatro opções de risottos e carnes grelhadas (picanhas bovina e ovina, entrecot, filé mignon, linguiça de frango e costelinha de porco) como pratos principais; e sagu reduzido no vinho com creme como sobremesa.

Dom Cândido - Vinho

Tomei no almoço este excelente vinho do portfólio da Dom Cândido; espumante rosé da casa também é maravilhoso

Dom Cândido - Entradas

Algumas das entradas

No dia em que almocei, as quatro opções de massas eram as seguintes: tortei (recheada com moranga) ao molho de tomate seco, ravioli de carne de panela com nozes, espagueti aos quatro queijos e macarrão ao funghi. Os quatro risottos: de vinho com iscas de filé bovino; de alho poró, de copa com figo e gaúcho (pedaços de carnes nobres de churrasco, molho branco e nata).

Tudo isso, servido por garçons e garçonetes, é à vontade e por um preço único. Bebidas são pagas a parte, há água, sucos, refrigerantes e, claro, vinhos — todos os rótulos da Dom Cândido.

ENTRADAS

O almoço começou, então, com salame, queijo, azeitona, polenta brustolada, pien, pão colonial, sopa de cappelletti e saladas (folhas verdes e de batata).

Dom Cândido - Porção_de_pão

A porção do pão caseiro: servido com ramo de alecrim

Desses itens acima, achei interessante o pien, tanto o nome quanto o sabor. Trata-se do recheio, à base de carnes, de várias massas do Sul do País. Bom. Adorei a polenta brustolada, ou seja, uma fatia fina assada na chapa e servida com queijo ralado e orégano. Que gostooooooso!

Adoro saladas, e as duas servidas, bem simples, de folhas verdes e de batatas, estavam muito saborosas. Que gostooooooso! Repeti um pouquinho a segunda, um verdadeiro creme de batata bem temperado. Ótima.

Dom Cândido - Saladas

A salada de folhas verdes

Dom Cândido - Salada_de_batatas

A ótima salada de batatas

A sopa de cappelletti… Estava perfeita! Caldinho de carne bem quente com os cappelletti bem pequenos recheados de pien. Repeti. Que gostooooooso!

Dom Cândido - Sopa

Os pequenos cappellettis no caldo: prato muito, mas muito saboroso

PRINCIPAIS

Olha, pra você, caro(a) leitor(a), aproveitar bem a Sequência Italiana a dica é não exagerar — claro, se você conseguir.

Na parte dos principais, com os risottos, as massas e as carnes, provei uma colher e meie de sopa de cada um dos itens. De um modo geral, a oferta é muito bem feita e diferente quanto aos ingredientes.

Em relação às massas, adorei sentir novamente, após muitos anos, o sabor do tortei. A massa recheada de moranga é um pouco doce, mas tem valor. Que gostooooooso! O espagueti aos quatro queijos estava ótimo, assim como a massa com funghi, tipo de cogumelo que não curto muito. Por fim, me surpreendi com o delicioso com o ravioli de carne de panela com nozes. Show. Que gostooooooso!

Dom Cândido - Massa_tortei

A massa tortei: recheada de moranga

Dom Cândido - Macarrão

O “macarão” com funghi: adorei ouvir o sotaque local, onde muitas pessoas pronunciam também “aroz” e “churasco”

Sobre os risottos, gostei muito das harmonizações de ingredientes, bem criativas e saborosas. O de alho poró estava bom demais, assim como o de vinho com isca de filé. Que gostooooooso!

O de copa com figo foi, de longe, o meu preferido. Adoro demais copa e figo e ter os dois juntos… Um salgadinho e fibroso, e o outro doce. Demais. Que gostooooooso!

Dom Cândido - Risoto

O risotto de vinho com iscas de filé bovino: ótimo

O gaúcho, que leva pedaços de carnes de churrasco, molho branco e nata, é saboroso, mas um pouco pesado.

Já as carnes grelhadas estavam, de um modo geral, super saborosas e suculentas. Chegaram bem quentes à mesa. Achei variado pela origem: havia frango, cordeiro, boi e porco.

Meus destaques foram para os cortes que não tenho hábito de comer com frequência. A picanha ovina, o entrecot, a linguiça de frango e a costelinha de porco… Que gostooooooso!

Dom Cândido - Costelinha

A deliciosa costelinha de porco

SOBREMESA

Caro(a) leitor(a), acredite em mim: foi a primeira vez, em quase 52 anos de vida, que comi sagu. O almoço é finalizado com essa sobremesa. Não tenho o histórico gustativo deste doce, mas a primeira experiência marcou pra sempre. Tanto que repeti.

O sagu foi servido num pratinho com duas porções de cores vívidas: a do tinto, igual ao vinho, e o amarelo do creme.

O sagu é reduzido no vinho, da Dom Cândido é claro, então, estava com o gosto bem, digamos, vinícola. E com o creminho junto… Que gostoooooso! Inesquecível.

Dom Cândido - Sagu

O inesquecível sagu

À LA CARTE E RODÍZIO DE PIZZA

Caso você não coma muito ou prefere um almoço mais, digamos, contido, o Videiras 1535 também serve almoço à la carte.

Funciona assim: as entradas e a sobremesa servidas são as mesmas da Sequência Italiana. Quanto ao prato principal, a pessoa escolhe uma opção de risotto ou massa e um corte de carne.

Há ainda o rodízio de pizzas, somente às sextas e aos sábados à noite. O menu reúne, no total, 41 sabores, sendo 19 coberturas doces e 22 salgados.

No caso das salgadas, as que gosto mesmo, além das tradicionais, me apeteceu provar a de parma com figo. Em relação às doces, que raramente fazem o meu gosto, há sabores diferentes como de torta de oreo, uva com calda de vinho e strogonof de nozes.

Finalizando, super recomendo o almoço na Vinícola Dom Cândido. Criativo, saboroso, farto e em linha com a propriedade e a história dos Valduga no Brasil, desde 1875.

*A reportagem do QUE GOSTOSO! viajou convite do Castelos do Vale Resorts

SERVIÇO:

Restaurante Videiras 1535 — Vinícola Dom Cândido
Estrada Via Trento, 2.169, Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves/RS
Tel. (54) 2521-3500 e Whatsapp (54) 99976-8840
Horário: almoço — segunda e de quarta a domingo, das 11h30 às 15h30; rodízio de pizza — sexta e sábado, das 19h30 às 22h
Site
Instagram, Facebook

(*) Crédito das fotos: Que Gostoso!/Claudio Schapochnik