Recentemente, dois hotéis da Accor localizados em Santos (SP) foram certificados como Hotéis Neutros de Carbono. Juntos, o Novotel Santos Gonzaga e o ibis Santos Valongo irão plantar quase S700 árvores nativas na Mata Atlântica até o final de 2022. A certificação, emitida pelo IBDN (Instituto Brasileiro de Defesa da Natureza) é uma iniciativa que tem o objetivo de neutralizar as emissões de gases do efeito estufa, provenientes do consumo de combustível fóssil, especialmente gás natural e energia elétrica utilizados na operação hoteleira.

Para conseguir o selo Hotel Neutro de Carbono, os empreendimentos – administrados pela Atrio Hotel Management – trilharam um longo caminho, começando pelo desejo de seus investidores em reverter o quadro. “Quando se faz uma ação como esta, é preciso planejar, mensurar e acompanhar todo o processo”, afirma Sandra Di Croce Patrício, investidora dos hotéis.

“Os projetos de neutralização de carbono do IBDN têm como objetivo colaborar com as empresas em diminuir seus impactos no planeta e ainda viabilizar a recuperação de áreas degradadas em parques e reservas, por meio do plantio de árvores nativas”, completa Rogério Iório, fundador do Instituto.

Após o plantio, o IBDN fornece a assessoria para manutenção das mudas e análise do plantio com os dados do GPS da localização das árvores.

Iniciativa coletiva

O projeto perpassa a iniciativa dos investidores dos hotéis. Na prática, isso significa que a participação de colaboradores e hóspedes também exerce importância fundamental. Dessa forma, os empreendimentos da Accor – que lançou emissão de títulos mirando sustentabilidade – também estão apostando em campanhas de conscientização e engajamento, propondo atitudes mais responsáveis. “Estamos compensando nossas emissões de carbono para retribuir ao mar o bem que ele nos faz”, destaca Sandra.

“Com base nessas prerrogativas, ao medir, divulgar, e compensar as emissões de carbono, o Ibis Valongo coloca este compromisso em prática”, finaliza Flávio Patrício, também investidor hoteleiro.

(*) Crédito da foto: anncapictures/Pixabay