Acredite, ele escapou de ser dentista. De fato, quando jovem, Álvaro Rey tinha seu destino (quase) traçado. Tudo mudou quando passou a frequentar hotéis com a família. Dali, o executivo colombiano, natural de Medellín, ganhou (literalmente) o mundo pelas mãos do IHG (InterContinental Hotel Group), cadeia hoteleira na qual atua há simplesmente 39 anos, boa parte deles como gerente geral.

“Quando estava na escola, todo mundo me dizia que, pelo fato do meu pai ser dentista, deveria seguir a mesma carreira”, relembra o atual gerente geral do Presidente InterContinental Mexico City. “Mesmo quando me decidi pela hotelaria, muita gente ficou sem entender minha decisão, mas desde jovem tinha convicção do caminho a seguir”, completa.

Em entrevista ao Hotelier News, Rey conta que o despertar do hoteleiro começou em viagens à Cartagena, na Colômbia. No paradisíaco destino caribenho, a família de Rey comprara uma suíte em um hotel local, passando a visitar a cidade com frequência nas férias. “Fiquei muito curioso em conhecer o backoffice do hotel. Meu pai não entendeu muito bem, mas aceitou”, conta.

Então, o dentista da família Rey mexeu seus pauzinhos, mas sem imaginar que perderia seu futuro sócio no consultório. “Um belo dia o gerente geral fez um tour conosco pelo hotel. Foram duas horas andando por toda propriedade. Fiquei impressionadíssimo”, relembra. “Logo depois, falei para o meu pai: ‘isso é como uma cidade, e eu quero ser o prefeito daqui.”

Futuro decidido, era hora de seguir atrás do sonho e ele realmente se esmerou. Visto que os melhores cursos de formação hoteleira estavam a milhares de quilômetros a nordeste da Colômbia, Rey se mexeu para ver como poderia estudar na Suíça. “Não foi fácil, mas fui o primeiro estudante latino-americano de Les Roches”, celebra.

Vida no IHG

Em 1984, veio a grande oportunidade que esperava após sua graduação, com um emprego no InterContinental Medellín. Foi o início de uma viagem pelo mundo dentro da rede britânica, com passagens por hotéis na América Latina, Oriente Médio, Austrália e Europa. O primeiro cargo de gerente geral, contudo, deu-se em solo sul-americano, quando assumiu o InterContinental Maracaibo, na Venezuela.

Cidade do México - Presidente InterContinental Mexico City_Álvaro Rey

Rey (de barba, ao centro) e parte de seu time na Cidade do México

Pai de Camilo (25 anos) e Isabela (18 anos), Rey guarda com carinho uma passagem pelo InterContinental São Paulo na metade da década dos anos 2000. “Em 2009, assumi um grande desafio profissional ao me transferir para o InterContinental London Park Lane, onde permaneci por 11 anos”, comenta.

É à frente do clássico hotel londrino, por sinal, que Rey ganha a alcunha do título da matéria. Em 2012, o executivo colombiano ganhou o prêmio de Best General Manager da Worldwide Hospitality Awards, na categoria Upscale/Luxo. O reconhecimento se deu após ele obter feitos relevantes na gestão da propriedade, como aumento do RevPAR em 15% frente ao ano anterior, bem como redução do turnover de funcionários em 23% na mesma base de comparação.

“Londres faz parte da minha vida. Hoje, por exemplo, minha filha Isabella segue estudando na cidade”, revela Rey, que chegou ao México durante a pandemia, mais precisamente em março de 2021. “É um mercado interessante, que concentra propriedades de grandes redes internacionais e registra elevadas ocupações”, completa.

Dicas de quem sabe

Para o executivo colombiano, o bom gerente geral precisa reunir algumas habilidades relevantes. “É fundamental ser um bom RP e, para isso, é preciso gostar das pessoas, seja ela cliente, colega de trabalho ou um parceiro de negócios”, avalia. “Outra habilidade muito importante são línguas.”

Segundo Rey, saber se cercar de bons profissionais também é fundamental, o que muitas vezes passa também por ser um desenvolvedor de pessoas. “Para ter sucesso enquanto gerente geral, é fundamental ajudar quem está abaixo de você a se tornar um profissional melhor. Mais ainda, é preciso dar oportunidades para que essas pessoas cresçam na organização”, continua.

Por fim, Rey diz que exercer uma liderança à la Lobby Leadership faz as coisas se tornarem mais fáceis. “O hotel é sua casa. Se for necessário tome dois cafés da manhã por dia, almoce três vezes com clientes. Sem isso, você nunca saberá com precisão o que está acontecendo na sua ‘cidade’. E, de fato, se você desconhece essas coisas… é certo que terá problemas”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News