O Deville Prime Porto Alegre – que anunciou recentemente a contratação de Felipe Lemos para o cargo de coordenador de Vendas – aposta na sustentabilidade para 2022. Com o objetivo de garantir melhor destinação dos resíduos gerados, o empreendimento fechou parceria com uma empresa da capital gaúcha. Agora, a coleta e descarte do lixo é feita em três esferas: recicláveis, orgânicos e rejeitos. Com a iniciativa, 83% dos resíduos foram desviados do aterro sanitário para outras finalidades.

Além disso, as equipes de colaboradores passaram por treinamentos e foi realizada nova identificação das lixeiras. “Até então, nós separávamos os resíduos apenas entre recicláveis e orgânicos – com os quais iam vários rejeitos também. Antes da medida, somente 3% dos resíduos eram aproveitados”, explica Janaína Souza, nutricionista do hotel.

Resultados da iniciativa

A ação adotada pelo Deville Prime Porto Alegre já trouxe bons resultados. Em dezembro de 2021, por exemplo, foram recolhidos mais de 4 mil kg de lixo. Destes, mais de 2 mil foram transformados em adubo e outros 1,6 mil reciclados. Entre os resíduos orgânicos gerados pela propriedade, estão restos de comida, guardanapos e papel toalha, que também são utilizados na compostagem industrial. Entre os restos de alimentos, estão cascas de frutas, pó de café, entre outros, que não podem ser reaproveitados.

“Sabe-se da importância de escolher os melhores alimentos para consumo e ter uma alimentação balanceada, rica em nutrientes. Mas tão importante quanto isso é também saber dar a destinação correta para o resíduo gerado por esses alimentos. Os orgânicos podem virar adubo para, assim, dar vida a novos alimentos, transformando o que foi descartado em novas oportunidades”, finaliza Janaína.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Hotéis Deville